• Novembro de 2017
Home / Participe / Causos

Causos

A feia

Certo dia, no crediário, ao chamar o próximo cliente, veio uma moça de aparência simples e a cumprimentei com um sorriso e um "bom dia".

Ao me entregar sua identidade, a cliente logo disse que era muito feia. Respondi que, na verdade, não existe ninguém feio e que cada um tem sua beleza. Ela me respondeu que era feia sim e que já tinha sofrido muito com isso; que sempre se achou feia, que todos a achavam feia. Mas, disse também, que teve uma recompensa: seus filhos eram muito lindos e, por isso, não iriam passar por tudo o que ela passou durante a vida.
causos-identidade.jpg
Resumindo: fui fechando a compra dela, conversando e lhe dando toda a atenção possível. No final, ela se sentiu tão bem, que prometeu levar os filhos para eu conhecer. Após duas semanas, ela apareceu novamente para me apresentar seus filhos.

Moral da história: às vezes, os nossos clientes precisam apenas de um pouco de atenção. Em certas situações, temos mesmo que nos comportar quase como psicólogos, pois isso ajuda não só o cliente a relaxar, como também se mostra uma ótima maneira de criar um relacionamento de longo prazo.

Percebi que, ao me colocar na posição de amiga, ou mesmo pelo simples fato de me dispor a ouvir com atenção os problemas dessa cliente, passei a ser vista como uma pessoa mais confiável. Por isso, acredito que, demonstrando interesse sincero em ajudar, é possível construir verdadeiros relacionamentos, mais vendas e uma grande clientela.


Experiência vivida por Ana Paula Borges.

Posts Recentes