• Outubro de 2017
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A importância de ter um manual de franquias

O manual da franquia é uma ferramenta imprescindível para os que operam em rede. Após a elaboração do plano de negócios, começa uma etapa importante e fundamental para a replicação do conceito do negócio: a descrição dos processos que serão utilizados por todos envolvidos com o negócio.

Os manuais permitem a uniformidade na rede e servem de instrumento para capacitação e aperfeiçoamento do sistema de comunicação entre o franqueado e o franqueador.

Mais do que um documento que tangibiliza a transferência de know how, ele permite que o franqueado tenha domínio da operação e da gestão do seu negócio recém-adquirido. E não é apenas o franqueado que deve ter domínio de seu conteúdo.

Antes, a equipe da franqueadora deve estar integrada com o conteúdo dos manuais. Tendo conhecimento profundo sobre o assunto, a equipe será capaz de dar suporte e de cobrar padrões e aplicação dos conceitos.

Eu diria que uma das principais funções dos manuais é eliminar por completo o aspecto pessoal do conhecimento, ou seja, a propriedade intelectual da empresa passa a ser registrada num documento de maneira didática, para que seja multiplicado.

E não se pode esquecer que processos não documentados correm o risco de se perderem com o tempo, bem como manuais que não são atualizados. Hoje, a tecnologia permite que esse material seja tão dinâmico quanto o crescimento do negócio.

A partir do crescimento da rede e com a integração de novos franqueados, é natural que haja a necessidade constante de atualização desse material e, por isso, é importante que a tecnologia empregada permita a replicação das alterações de forma ágil e com alcance à toda a rede. Uma boa forma, é deixar o material na nuvem com uma aplicação que possibilite o fácil acesso aos envolvidos com a operação do negócio.

E saiba que esse é um trabalho que nunca termina. Sempre haverá uma prática melhor e um novo processo a ser incorporado e isso traz um aspecto de organismo vivo aos manuais, e mantê-los atualizados também impõe essa mesma característica ao seu negócio.

Lyana Bittencourt é especialista em franchising e sócia do Grupo BITTENCOURT, consultoria em redes de franquias e negócios.

Fonte: Exame