• Outubro de 2017
Home / Notícias

Vendas de automóveis sobem 2% no início de outubro, diz Anfavea

As vendas de automóveis subiram 2% nos primeiros quinze dias de outubro, na comparação com o mesmo período de setembro, informou nesta segunda-feira (27) o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, após reunião com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Paulo Caffarelli, em Brasília.

"Estão bem [as vendas no início de outubro]. Esperamos continuar dessa forma na segunda quinzena [deste mês]", declarou Moan a jornalistas. Segundo ele, a expectativa da entidade de que o segundo semestre deste ano será melhor do que os primeiros seis meses permanece. "Nós estamos trabalhando fortemente na retomada das vendas", acrescentou.

De acordo com Moan, a previsão de vendas maiores, neste segundo semestre, se deve à maior quantidade de dias úteis, às festas de fim de ano, com pagamento do décimo terceiro salário dos trabalhadores, e ao salão do automóvel que, segundo ele, é "um grande motivador de vendas".

Questionado se as vendas de Natal serão melhores neste ano que em 2013, o presidente da Anfavea avaliou que isso é "difícil". Segundo ele, houve, no ano passado, um "volume muito grande de comercialização". "Mas vamos trabalhar para que seja igual", declarou.

Luiz Moan, da Anfavea, afirmou ainda que, além de negociar um acordo automotivo com a Colômbia, o setor automotivo brasileiro também iniciará conversas para renovar o atual tratado com o México – que termina em março de 2015. "Estamos já programando a viagem para meados de novembro para o acordo com o México. Está na hora de pensar na prorrogação deste acordo", disse.

Apesar de buscar acordos automotivos com países da América Latina, o presidente da Anfavea disse que a entidade tem uma "visão clara" de que o Brasil é um país que depende muito do seu mercado interno. "A riqueza do Brasil provém do mercado interno. Todo estímulo ao mercado interno é muito bem-vindo na nossa visão", concluiu ele.

Fonte: G1