• Outubro de 2018
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SPFWDay chega a maceió para inspirar empreendedores de moda

Nos dias 17 e 18 de julho, Maceió será a quarta cidade a receber o SPFWDay. Com duas exposições de moda, reconhecimento de produtos e marcas locais, além da programação de palestras e bate-papo, o evento busca inspirar e expandir o conhecimento dos empreendedores locais de moda, a partir de temas explorados pelo São Paulo Fashion Week. “O contato direto com pesquisas de tendências de mercado e experiências de estilistas e marcas de alto valor agregado são ativos que sempre colaboram no aprimoramento da gestão de negócios”, comenta Graça Cabral, consultora do Instituto Nacional de Moda e Design. 

Paulo Borges, criador do São Paulo Fashion Week

A programação tem início na noite de 17 com a presença do criador do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, falando sobre a temporada N45 da maior plataforma de moda do hemisfério Sul que discutiu em seu aspecto mais amplo a criatividade como questão fundamental para a transformação da moda. “Desde o início, o SPFW se firmou como um processo de construção de longo prazo, com um legado de valor e transformação através do design. Nosso papel é compartilhar conhecimento e inspirar. Eventos como o SPFWDay possibilitam que micro e pequenas empresas do Brasil todo possam acessar esse conteúdo e ganhar novas perspectivas e visibilidade, de forma estruturada” diz Paulo Borges, diretor criativo do SPFW.

O encontro termina com coquetel oferecido pelo Sebrae e Sindivest, inaugurando as exposições Pow Explosão Criativa – com série fotográfica dos bastidores, vídeos de passarelas e roupas apresentadas no SPFW – e “Made in Brasil” – um editorial de moda assinado pelo FFW, maior portal de moda e lifestyle do Brasil, criado com marcas de Alagoas, Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro, destinos que, até agosto de 2018, recebem o SPFW Day.  



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A atriz Glória Pires e o estilista Luiz Cláudio nos bastidores do SPFW

No segundo dia de evento, empresários alagoanos terão um encontro com o estilista Luiz Cláudio, que compartilhará sua trajetória pessoal na moda e o case de sucesso da marca Apartamento 03. Lançada em 2006, a grife passou a integrar o grupo Nohda, da estilista e empresária Patrícia Bonaldi, em 2014, mesmo ano em que estreou no São Paulo Fashion Week. O nome Apartamento 03 foi inspirado na origem da marca, quando o estilista Luiz Cláudio começou as primeiras coleções no apartamento em que ele morava em Santo Antônio, bairro de Belo Horizonte. Seu mais recente lançamento nas passarelas do SPFWN45 serviu de palco para gravações do último capítulo da novela global “O Outro Lado do Paraíso”. 

O futuro do varejo de moda será investigado na palestra da pesquisadora de macrotendências, Iza Dezon, empresária brasileira à frente do bureau europeu Peclers Paris. A programação termina com bate-papo entre os empresários e convidados, mediado pela especialista em economia criativa e consultora do Instituto Nacional de Moda e Design, Graça Cabral. 

Imagem do selo ‘SPFW AMA’: nove produtos de Maceió foram escolhidos pela equipe de curadores do SPFW

Empresários que visitarem o SPFWDay poderão, ainda, conhecer em primeira mão criações de pequenos negócios de Alagoas escolhidos para receber o selo SPFW AMA, que reconhece a criatividade e originalidade das produções locais de regiões que recebem o SPFWDay. As marcas eleitas poderão identificar as criações escolhidas com o selo SPFW AMA em suas lojas e plataformas de comunicação gerando mais visibilidade e direcionando o olhar do consumidor para peças reconhecidas por curadores especialistas. Em Maceió, os curadores escolheram nove produtos para receber o selo. As empresas selecionadas são: Alana Tenório, Ateliêr Escola Criar por Soraya Farias, Caleidoscópio, Endy, Lucia Bastos, Mariah Dória, Noeme, Reinação e Sandra Cavalcante. 

SPFWDAY MACEIÓ

17 de julho a partir das 17h; e 18 de julho a partir das 9h.
Local: Espaço Armazém - Rua Sá e Albuquerque, 367, Jaraguá – Maceió/AL
Inscrições limitadas através da plataforma Sympla
https://www.sympla.com.br/spfwday---maceio-17-e-18-jul-2018__313737 

Sobre o selo SPFW AMA

O selo ‘SPFW Ama’ reconhece criações de micro e pequenas marcas de moda e design brasileiras que se destaquem pela identidade, originalidade, design, qualidade e inovação na proposta criativa e desenvolvimento de materiais. Em 2017, cerca de 20 produtos foram reconhecidos nos estados do Pará, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Em Alagoas, empresas atendidas pelo Projeto Moda em Alagoas, uma parceria do Sebrae com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e com o SINDIVEST, participam do processo de curadoria. Em 2018, as cidades de Maceió (AL), Campo Grande (MS) e Rio de Janeiro (RJ) recebem uma edição do SPFW Day.

As peças que recebem a tag ‘SPFW Ama’ ampliam a visão do consumidor para a marca, reforçando sua escolha. Além das etiquetas nos produtos escolhidos, o selo poderá ser aplicado nas vitrines das lojas físicas e virtuais das marcas, bem como em suas redes sociais. Galerias destacando os produtos selecionados serão publicadas no portal de moda e lifestyle ffw.com.br e também nas redes sociais oficiais do São Paulo Fashion Week.

Sobre o Projeto Moda em Alagoas

O projeto Moda em Alagoas vem viabilizando investimentos em capacitações técnicas direcionadas a empresas e núcleos de costureiras, como forma de qualificar a mão de obra local, um gargalo no segmento de confecções. O objetivo é fortalecer a atividade produtiva dos pequenos negócios do setor de indústria de confecções e moda de Alagoas, em suas diferentes áreas de atuação (moda feminina, moda festa, lingerie, moda praia, acessórios e outros) e microssegmentos. Hoje, 60 pequenos negócios, distribuídos entre micro e pequenos empresários, são atendidos pelo Sebrae.

Sobre o IN-MOD

Criado em 2004, o IN-MOD (Instituto Nacional de Moda e Design) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que tem como missão trabalhar, no mercado interno e externo, pelo reconhecimento e visibilidade da moda e do design brasileiros como segmentos de valor agregado. Desde sua fundação, o IN-MOD trabalha para integrar esforços públicos e privados em torno de um planejamento sustentável de médio e longo prazo para a moda e o design brasileiros, gerando desenvolvimento através da Economia Criativa. Em 15 anos, o IN-MOD já promoveu 9 rodadas de Encontros de Economia Criativa, eventos internacionais, 54 exposições, instalações, festivais de cultura, livros, documentários e outros. Hoje, o IN-MOD está à frente, ao lado do SEBRAE, do “Contextualizar na Moda”, mais uma iniciativa voltada para o fomento ao design e à inovação.

Convênio Contextualizar na Moda III

O convênio Contextualizar na Moda III, firmado entre o Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD), tem a finalidade de inserir as micro e pequenas empresas brasileiras no mercado de alto valor agregado da moda, oferecendo oportunidades para elas descobrirem como se tornar mais competitivas e rentáveis, inspirando e fomentando a inovação e o design no Brasil e disseminando este conhecimento para os negócios.


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