• Junho de 2018
Home / Notícias

Notícias

Índice aponta tendências de alimentaç...

Índice aponta tendências de alimentação dos brasileiros

Com base nos dados de sua pesquisa anual Life Insights: Food Report, o Minha Vida, maior portal de saúde e bem-estar do Brasil, criou o Index Minha Vida +Saudável. O índice, construído com base nos dados colhidos nos últimos 5 anos, é capaz de medir a percepção de saudabilidade dos alimentos mais comuns na mesa dos brasileiros: desde os naturais, como frutas e verduras, até os alimentos industrializados. A lista de produtos também inclui bebidas como água, suco de caixinha e refrigerante. O nível de saudabilidade foi criado a partir de uma escala de zero a cem: quanto mais próximo de cem, mais saudável o alimento é considerado.

A preocupação com a alimentação é uma tendência crescente nos últimos anos e as marcas de alimentos e bebidas têm aderido a esse movimento, buscando lançar produtos cada vez mais saudáveis e práticos de consumir. Rafael Duarte, coordenador das pesquisas Life Insights do Minha Vida, explica que esse Index foi desenvolvido para quantificar essas mudanças: "O Index Minha Vida +Saudável surgiu quando percebemos uma necessidade das marcas de acompanharem a percepção dos consumidores em relação a seus produtos e aos lançamentos do mercado. Com esse índice, geramos informações que auxiliam as marcas a montarem suas estratégias de comunicação, pois facilita a visualização da dinâmica do mercado e em quais caminhos apostarem em seus lançamentos e campanhas". 

De acordo com o estudo, a nota atribuída a alguns produtos tidos como benéficos para a saúde, ou comumente atrelados às dietas de emagrecimento, está em queda nos últimos anos. É o caso das barrinhas de cereais, chocolates diet e mix de cereais (granola), que eram vistos de forma positiva em 2013 e estão sendo considerados menos saudáveis nos resultados da pesquisa deste ano. Rafael aponta que "alguns dados levantados pelo Index foram surpreendentes. A percepção de saudabilidade da manteiga e da margarina, por exemplo, estava empatada em 2013 e, com o passar dos anos, a manteiga foi sendo vista como mais saudável que a margarina. Outro exemplo é o do bacon, cujo índice é 5 pontos superior ao do açúcar, o grande vilão do momento".

Além dessa nova ferramenta, o Minha Vida lança, anualmente, pesquisas com dados de seus usuários sobre as tendências em saúde, alimentação e beleza e indicam a jornada digital do público, com os principais hábitos de pesquisa e consumo. Rafael revela a importância de estar atento aos públicos-alvo das campanhas: "Temos um esforço constante para conhecer cada vez mais a nossa audiência e estarmos sempre alertas para seus movimentos e preferências. Esse conhecimento é valioso para que as marcas entendam profundamente quais são as expectativas de seus públicos ao se comunicarem com eles. Tendo essas tendências em vista, podemos tanto extrair insights que guiarão os próximos passos das marcas para aumentar a efetividade das campanhas, como também auxiliar na mensuração dos projetos realizados".

Index Minha Vida +Saudável 

Segundo Rafael, os dados do Index Minha Vida + Saudável mostram que o brasileiro está cada vez mais consciente em relação ao que consome: "a busca sobre alimentação e saúde na internet é uma tendência cada vez maior. Por isso, o maior desafio dos sites especializados no assunto é produzir conteúdos de qualidade para promover uma reeducação alimentar, orientando o público a mudar os hábitos alimentares". Confira abaixo outros achados da ferramenta:

Os dados apontam também que o consumo de alimentos saudáveis é cada vez maior entre as mulheres de 25 a 59 anos, de classe C, e hábitos prejudiciais à saúde estão sendo deixados de lado. Apenas 22% dessas mulheres consomem alimentos fast food com regularidade e o consumo de refrigerantes, por exemplo, diminuiu em 18% em um ano.

Por outro lado, alguns produtos associados às dietas para emagrecimento estão com o índice de saudabilidade cada vez menor. Os shakes industrializados, com Index igual a 24,9, são considerados menos favoráveis à saúde do que salgados de pacote, com índice de 28,13.

Dentre os hábitos de alimentação, as frutas naturais são a preferência de 42% das mulheres para a sobremesa. Na categoria de alimentos com os maiores índices de saudabilidade, além de frutas, legumes e alimentos orgânicos, está o ovo cozido, que não é visto mais como um vilão para a saúde.

Alimentos comuns na mesa de café da manhã dos brasileiros, como torrada e pão francês, estão sendo percebidos como menos saudáveis em comparação com os índices de 2013.

Sobre o Life Insights

O Life Insights é o departamento de pesquisas do Minha Vida, destinado a entender a fundo os hábitos e preferências dos leitores do portal, identificando tendências de mercado dos segmentos em que atua: saúde, alimentação saudável, bem-estar, autocuidado e beleza. Com uma base de mais de 2 milhões de cadastros, o Life Insights é capaz de realizar pesquisas com alto nível de segmentação e volume de respostas.

Para mais informações: pesquisa@minhavida.com.br

Sobre o Minha Vida

Com 11 anos de atuação, o Minha Vida é o maior portal de saúde e bem-estar brasileiro. Parte do grupo francês Webedia, impacta mensalmente mais de 19 milhões de pessoas em seu portal, além de 37 milhões nas redes sociais. Sua missão é informar e inspirar as pessoas a viver mais e melhor, e por isso, produz conteúdo de forma aprofundada, empática e com credibilidade, contando a colaboração de mais de mil médicos e especialistas da área da saúde.

Mais informações em: www.minhavida.com.br/corporativo/quem-somos 


Posts Recentes