No
decorrer dos últimos anos, o Assaí Atacadista vem se destacando no cenário
varejista e ganhando cada vez mais espaço no Grupo GPA, que detém também as
bandeiras Pão de Açúcar e Extra, com 40% da receita líquida da divisão
alimentar.
O
que impulsiona esse crescimento em período de crise econômica? Uma série de
fatores que vão da busca dos consumidores por produtos com preços mais
competitivos às acertadas estratégias comercial e de negócios adotadas. Mas o
envolvimento dos colaboradores com o Assaí, sem dúvida, tem papel fundamental
para os resultados que têm sido alcançados. De 2011 para 2016, a taxa de
engajamento dos funcionários do Assaí aumentou 34 p.p., de acordo com a
pesquisa interna realizada em 2016 pela AON com cerca de 20 mil profissionais
da bandeira, que correspondem a 95% do quadro da companhia.
Isso
significa que ¾ dos funcionários da companhia têm alto nível de comprometimento
emocional e intelectual com o ambiente de trabalho e que resulta em um
comportamento direcionado para resultados positivos. Além do crescimento da
receita da companhia, melhoria nos benefícios, desenvolvimento das lideranças e
reconhecimento das pessoas, também constam entre os principais pontos
identificados para este engajamento, por exemplo, a melhoria da percepção de marca
(+13pp), gestão (+11pp) e a identificação com o Assaí (+10pp).
“Está cada vez mais claro que não podemos olhar para apenas uma
vertical para conquistarmos resultados positivos, quer seja em termos
comerciais como em engajamento dos funcionários. Olhamos para todos os nossos
colaboradores, observando as necessidades e expectativas dos mais jovens, dos
mais experientes, dos novos de casa, dos que estão conosco há décadas”, explica
Sandra Vicari, diretora de RH do Assaí.
Esses números comprovam que as ações desenvolvidas pela rede no que tange à capacitação e engajamento dos seus colaboradores tem surtido efeito. “A pesquisa apontou que as pessoas escolhem trabalhar no Assaí e ter essa experiência. Então, investir nas pessoas, no seu desenvolvimento, capacitação e políticas de diversidade, por exemplo, tem nos trazido um retorno palpável, que impacta positivamente os resultados financeiros da empresa”, complementa Sandra.