• Outubro de 2017
Home / Notícias

RJ: Consumidores devem gastar R$ 3,8 bilhões em compras online neste ano

Os consumidores cariocas gastam em média mais de R$ 320 em compras pela internet e estão entre os que mais compram em lojas virtuais no Brasil. Segundo levantamento da Conversion, maior empresa brasileira especializada em otimização de sites (SEO), a cidade do Rio de Janeiro deve desembolsar sozinha mais de R$ 3,8 bilhões em transações online.

Os números são da pesquisa “Mapa do Ecommerce no Brasil”, que analisou mais de 100 milhões de visitas em lojas virtuais nacionais e montou um ranking com as 100 cidades que mais movimentam o comércio eletrônico no Brasil.

Segundo o levantamento, as empresas que atuam com e-commerce no Brasil devem atingir o patamar de 130 milhões de pedidos até o final do ano. A previsão é que as lojas virtuais totalizem cerca de 13 bilhões de visitas de consumidores em 2014. O ticket médio nacional é de R$ 292,47 e taxa de conversão de 1,04%. O tempo médio de visita dos compradores brasileiros é de pouco mais de três minutos.

A cidade de São Paulo é a primeira da lista dos municípios que mais movimentam o comércio eletrônico no Brasil. A capital paulista aparece em primeiro lugar em receita, com previsão de compras de R$ 5,6 bilhões pela internet em 2014, correspondendo a mais de 30% de toda a transação do Estado. O ticket médio é de R$ 233,51 e a taxa de conversão é de 1,23%. Os paulistanos devem fechar o ano com mais de 24 milhões de pedidos online.

O Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com R$ 3,8 bilhões de negócios até o fim do ano. Já o ticket médio é maior em comparação com São Paulo e atinge a cifra de R$ 320,60, e a taxa de conversão é de 1,26%. A cidade deve gerar mais de 12 milhões de pedidos em 2014.

Embora a previsão de vendas para Belo Horizonte seja de R$ 2,3 bilhões (3ª do País), o ticket médio é maior do que o apurado em São Paulo, com R$ 305,96, e a taxa de conversão é de 1,17%. A capital mineira será responsável por mais de 7,5 milhões de pedidos pela Internet.

Dados Comércio Eletrônico no Brasil

Segundo pesquisa da Conversion, o uso de celulares e tablets para compras virtuais é cada vez maior no Brasil. Um em cada cinco visitantes no comércio eletrônico já utiliza dispositivo móvel, sendo que mais de 10% das vendas pela internet são efetuadas por esses equipamentos portáteis.

Outra pesquisa da Conversion, sobre canais de tráfego de sites brasileiros, no segmento de comércio eletrônico, dá conta de que a busca orgânica lidera o ranking de gerador de receita, responsável por 34,6% das vendas das lojas virtuais. Em seguida estão os links patrocinados (23,5%) e o tráfego direto (20%). As redes sociais são responsáveis por apenas 2,6% do tráfego dos sites, enquanto o e-mail marketing fica com 6,3%.

Fonte: Divulgação