• Novembro de 2017
Home / Notícias

Notícias

Varejo de materiais de construção cria 327 empregos

Pelo segundo mês consecutivo, o varejo de materiais de construção da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) apresentou um balanço positivo na oferta de empregos. Em fevereiro, 327 vagas foram criadas, resultado proveniente de 2.497 admissões e 2.170 demissões. O primeiro mês do ano já havia contado com desempenho favorável: 286 postos de trabalho criados. Dessa forma, 2017 passou a apresentar um acumulado de 613 vagas. Entretanto, o saldo dos últimos doze meses continua negativo, com 3.826 empregos cortados.

Dentre os municípios que compõem a RMSP, a melhor performance em fevereiro ficou por conta de São Paulo (+157 vagas). Outra boa notícia: todos os três setores que compõem o varejo de materiais de construção apresentaram resultado positivo. O grande destaque ficou para o comércio de ferragens, madeira e materiais de construção, com a criação de 240 vagas, seguido do comércio de vidros, com 52 vagas.

O economista Jaime Vasconcellos comenta que, após quatro meses consecutivos de saldo negativo, finalmente ocorreu uma ligeira recuperação do setor nesse início de ano. “Cabe ressaltar que, por mais que sejam positivos os últimos números do emprego formal, há uma importante sazonalidade positiva a este mercado de trabalho no primeiro bimestre. Portanto, em 2017, não se fugiu de tal tendência”. Apesar dessa observação, Jaime acredita em saldos negativos menores do mercado de trabalho no varejo de materiais de construção.

“Tal projeção se deve ao grande enxugamento dos quadros funcionais nos últimos 18 meses e também na probabilidade bastante real de retorno do crescimento econômico brasileiro”, finaliza.

Fonte: Agência IN

Posts Recentes