• Outubro de 2017
Home / Notícias

Na 4ª edição do Dia do Consumidor, comércio eletrônico aposta em descontos

O comércio eletrônico faz nesta quarta-feira (15) diversas promoções para comemorar o Dia do Consumidor Brasil. Promovida pelo site de comparação de preços Buscapé, a campanha está no quarto ano consecutivo e prevê a participação de mais de 5 mil lojas virtuais.

A Ebit, empresa de informações sobre o comércio eletrônico brasileiro, estima faturamento de R$ 265 milhões, alta de 18% em comparação à mesma data de 2016, quando foram R$ 224 milhões. O aumento deverá ser impulsionado pela alta do tíquete médio, de R$ 398 para R$ 470, já que o número de pedidos permanecerá praticamente estável, em 563,8 mil, ante os 562,7 mil do período anterior, prevê a empresa. A expectativa é de que os descontos cheguem a 50%.

O Dia do Consumidor Brasil foi instituído em 2014 pelo Buscapé Company para impulsionar as vendas do comércio eletrônico no primeiro semestre e, assim, incluir mais uma data sazonal no calendário nacional do varejo.

O Dia do Consumidor em nível mundial, data reconhecida pela ONU, é comemorado no dia 15 de março e foi criado para lembrar os direitos de quem compra.

A campanha oficial no Brasil acontece nesta quarta, nas 24 horas do dia. Mas algumas lojas se anteciparam nas ofertas ou podem até optar por estender os descontos.

"Em pouco tempo a data transformou-se em uma das mais importantes para o varejo eletrônico brasileiro. Em faturamento diário, a data só perde para a Black Friday", diz Pedro Guasti, CEO da Ebit.

Dados da Ebit apontam que 38% do público já conhece a data e mais de 30% dos consumidores pretendem comprar na edição de 2017. "A intenção de compra passou de 24% para 33% na comparação entre 2016 e 2017. Trata-se de um expressivo aumento de nove pontos percentuais, impulsionados pela consolidação da data e dos sinais de melhora no cenário econômico", diz Guasti.

Fonte: G1