• Junho de 2018
Home / Notícias

Notícias

Fluxo de clientes no varejo físico cai 13% na Black Friday

De acordo com o ISV (Índice Seed de Varejo), levantamento realizado pela Seed, empresa de inteligência destinada ao varejo físico, o fluxo de visitantes no varejo físico caiu 3%, comparado a novembro de 2015.

O estudo também identificou a queda do fluxo no comércio durante a Black Friday, uma das datas mais esperadas do varejo físico e eletrônico. A Seed mediu diversos períodos do evento e identificou que o dia da Black Friday 2016 (25 de novembro) apresentou queda de 13% em relação a 2015, quando o evento ocorreu dia 27 de novembro. Já durante o final de semana (entre 25 e 27 de novembro), quando é comum o comércio fazer saldões ou dar continuidade às ofertas da data, houve queda de 17% comparado a 2015.

De acordo com a Seed Digital, a Black Friday de 2016 correspondeu a 8% do fluxo total do mês de novembro, enquanto o fim de semana do evento (entre 25 e 27 de novembro) representou 18% da movimentação total do mês e a semana que antecedeu a ocasião representou 30% do fluxo de clientes .

Metodologia do levantamento

O “Índice SEED de Varejo”, que analisa o fluxo de pessoas em lojas de rua e shopping, é calculado automaticamente por meio da ferramenta da SEED Digital implantada em seus clientes. A tecnologia da empresa, que conta com sensores de contagem de pessoas nas entradas dos estabelecimentos, permite uma série de análises baseadas na contagem de pessoas que entram nas lojas. Os números apresentados no levantamento são a consolidação das informações dos clientes, agrupados entre lojas de shoppings e lojas de rua, apresentando informações consolidadas sobre eletroeletrônicos, perfumaria, brinquedos, ótica, moda e artigos esportivos.

Por meio da contagem de pessoas é possível identificar os períodos com maior e menor movimento ao longo dos dias e horários. A ferramenta calcula informações como: número de visitantes por hora, horários de pico e baixa e faz a comparação de fluxo analisando os períodos.

Posts Recentes