• Agosto de 2018
Home / Notícias

Notícias

Supermercados do ES vão abrir aos domingos a partir de dezembro

Os supermercados de todo o Espírito Santo vão poder abrir aos domingos durante a segunda quinzena de dezembro e nos meses de janeiro, fevereiro e julho de 2017.

É o que vai autorizar uma convenção coletiva de trabalho prevista para ser assinada na segunda-feira (28) entre representantes dos empregados e empresários.

“Ficou apenas pequenos detalhes para serem acertados. Se não houver contratempo, tudo estará fechado”, diz o presidente da Federação Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), José Lino Sepulcri.

Em todo o estado, o segmento congrega mais de 100 mil empresas de comércio de bens, serviços e turismo.

Se aprovada na segunda, a convenção coletiva – que também trata de reajuste salarial e outros tópicos – vai vigorar até 31 de outubro de 2017.

Na avaliação de José Lino, existe um clamor da sociedade para a abertura dos supermercados aos domingos. “O Espírito Santo é o único estado do país em que os supermercados não funcionam aos domingos, o que cria um desconforto na população”, destaca.

O presidente do Sindicomerciários, representante dos trabalhadores, Jakson Andrade Silva, foi procurado pela reportagem mas não retornou as ligações.

Desde 2009, empresários do ramo supermercadista decidiram não abrir m
ais no primeiro dia da semana por avaliar o movimento como economicamente inviável. Já os funcionários queriam garantir o descanso dominical.

Ainda hoje, nem todos os empresários são a favor do trabalho aos domingos. O Supermercado Perim, por exemplo, informou que irá manter sua política de lojas fechadas no domingo por considerar que esse é o dia de descanso de seus colaboradores.

“Além desse posicionamento, o retorno no atendimento aos domingos não é defendido pela empresa por considerá-lo financeiramente inviável”, disse a empresa, em nota. Já o Walmart disse que seguirá “rigorosamente a convenção coletiva, que determina quais domingos e datas os supermercados estão autorizados a funcionar”.

A Rede Extrabom confirmou a abertura das lojas aos domingos, a partir do dia 18 de dezembro até o Carnaval, conforme previsto na convenção. “No momento, a Rede está planejando o calendário de funcionamento para posterior comunicação à população”.

Já o Carrefour informou apenas que “mantém o diálogo com os órgãos públicos competentes, buscando a melhor forma de atender aos consumidores”.

Fonte: A Gazeta

Posts Recentes