• Junho de 2018
Home / Notícias

Notícias

Confiança do consumidor volta a cair em novembro

Depois de quatro meses consecutivos de alta, o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) voltou a cair em novembro. A queda foi de 1,1% em relação ao mês de outubro, informou nesta sexta-feira (25) a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo a CNI, “a queda da confiança dos brasileiros é resultado, especialmente, do aumento do pessimismo em relação à evolução dos preços”.

Ainda de acordo com a CNI, “a queda do INEC acende um sinal amarelo para a recuperação da economia, porque a confiança é importante para o aumento da demanda.” A pesquisa, feita em parceria com o Ibope, ouviu 2.002 pessoas entre os dias 10 a 14 de novembro.

A maior retração, diz a entidade, foi no indicador que mede as expectativas sobre a inflação: 5,6%. Já aquele ligado ao desemprego caiu 0,8% e, o da renda pessoal, 2,6%. Por fim, o indicador que trata das expectativas dos consumidores para a situação financeira teve queda de 1,7%.

Quanto menor o índice de confiança, maior o percentual de respostas negativas, ou seja, de pessoas que esperam alta na inflação e no desemprego e queda da renda pessoal, nas compras de bens de maior valor, na piora da situação financeira ou do endividamento.

Apesar da queda geral do índice, os brasileiros estão mais propensos a fazerem compras de maior valor, como carros, móveis e eletrônicos. . De acordo com o índice de expectativa de compra de maior valor aumentou 2%, o que pode ter sido influenciado pelo 13º salário.

Fonte: G1

Posts Recentes