• Maio de 2018
Home / Notícias

Notícias

Bob's ignora crise e estratégia é interiorização da marca

A rede de franquias Bob’s desconhece a crise econômica pela qual o país atravessa e planeja o aporte de R$ 150 milhões no Brasil em 2016, com investimentos em marketing, reformulação de 50 unidades da rede e mais 100 novas unidades, sendo dez em Minas Gerais. Atualmente, são mais de 1.300 lojas no país, e o plano de expansão do negócio prevê 2.000 até o ano 2021.

O diretor da marca Bob's, Marcello Farrel, explica que uma das estratégias é interiorizar a marca. Em Minas Gerias, por exemplo, das dez novas lojas, oito são no interior.

Já foram inaugurados restaurantes em Lavras, São João del Rey, Itabira e Varginha, onde há duas unidades. As outras serão em Juiz de Fora, onde há a previsão de abertura de três lojas, e na capital, que deve receber mais duas.

Até o momento, em Minas Gerais já são 75 pontos de venda, distribuídos por 24 municípios, e todas são franquias.

“A gente sempre trabalha com plano de longo prazo. O planejamento é feito em cima de um cenário de cinco anos. Em 2015, fizemos um plano para até 2020. Em 2016, para até 2021. O Bob’s sempre está olhando para horizonte de longo prazo. Ter um plano assim é muito mais eficaz e amortece qualquer variação. Dentro desse contexto, a nossa rede vem crescendo, em média, 100 pontos novos de vendas por ano. E muito em cima de uma estratégia de interiorização da marca, iniciada em 2009”, explica Farrel.

A estratégia de expansão é traçada de acordo com a população e a relevância econômica de cada município. No Estado, nas cidades acima de 400 mil habitantes, a rede está presente na capital, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora e Betim. Nos municípios com população entre 120 mil e 400 mil habitantes, já há lojas em Montes Claros, Uberaba, Governador Valadares, Sete Lagoas, Divinópolis, Patos de Minas, Pouso Alegre, Barbacena, Varginha e Conselheiros Lafaiete. Nessa categoria, só falta chegar a Ribeirão das Neves, Ipatinga, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Teófilo Otoni e Sabará. Nos municípios abaixo de 120 mil habitantes, o Bob´s já está em Muriaé, Ituiutaba, Lavras, Caratinga, São João del Rey, João Monlevade, além de Viçosa.

“Em 2017, queremos chegar a essas cidades de 120 e 400 mil habitantes que são Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Ibirité e Poços de Caldas, além de, possivelmente, Sabará. Esse é o plano estratégico para preencher todas as cidades acima de 120 mil habitantes. Temos também plano para entrar em Ubá, que tem 111 mil habitantes, e é uma cidade importante”, afirma Farrel.

Valores

O aporte inicial do investidor nas franquias varia entre R$ 250 mil e R$ 1,5 milhão, e Farrel afirma que o investimento pode ser pago em até três anos e meio.

Inaugurada em 1952, a rede investiu pesado na expansão a partir de 2006, quando começou a crescer, em média, 10% ao ano. Na opinião do diretor, isso tem acontecido porque houve uma mudança no direcionamento e no comportamento do consumidor. “A gente percebeu que o fast-food tradicional, muito padronizado, vinha perdendo relevância com o público moderno. Então, iniciamos um projeto de revisão. Reformulamos todo o negócio, que passou a operara não só com o cardápio muito padronizado, mas possibilitando customização pelo cliente”, explica ele.

Fonte: Hoje em Dia

Posts Recentes