• Novembro de 2017
Home / Notícias

Notícias

Comerciantes melhoram avaliação sobre o varejo em julho, aponta FGV

Os empresários do comércio estão ligeiramente mais satisfeitos com o nível de demanda, segundo os dados do Icom (Índice de Confiança do Comércio) de julho, divulgados hoje (27), pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Dentro do Icom, o Índice da Situação Atual (ISA-COM) subiu 1,2 ponto, para o patamar de 66,1 pontos, maior nível desde agosto de 2015. Entre os seus componentes, a maior contribuição para a melhora do indicador veio do quesito que mede o grau de satisfação com o Volume de Demanda Atual, este com elevação de 2,0 pontos em relação ao mês anterior, chegando a 65,6 pontos.

O quesito que avalia a demanda ainda está muito próximo ao nível mínimo histórico, como reflexo de uma demanda ainda enfraquecida, mas avançou 6,3 pontos apenas nos últimos três meses, ressaltou a FGV.

Já o Índice de Expectativas (IE-COM) subiu 1,2 ponto em julho ante junho, para 84,8 pontos, o maior patamar desde janeiro de 2015, quando estava em 84,9 pontos. A alta no indicador foi determinada pelo quesito que mede o grau de otimismo com as Vendas nos três meses seguintes, que avançou 2,8 pontos em relação a junho, chegando a 85,0 pontos. "Somente nos últimos três meses, o IE-COM avançou 10,0 pontos, sinalizando uma diminuição relativamente rápida do pessimismo no setor", avaliou a Fundação Getúlio Vargas, em nota oficial.

Em julho, a melhora na confiança do empresário do comércio ocorreu em dez dos 13 principais segmentos pesquisados.

Posts Recentes