• Novembro de 2017
Home / Notícias

Notícias

Confiança da Indústria sinaliza alta em prévia de índice do mês de julho

A preliminar do Índice de Confiança da Indústria (ICI) de julho mostrou uma possível alta de 3,5 pontos percentuais em relação ao número do fim do mês anterior. Segundo anunciado nesta sexta-feira (22) pela FGV/Ibre, o resultado passou de 83,4 para 86,9 pontos.

Com o resultado prévio mostrado nesta sexta, a Confiança da Indústria registraria a quinta alta consecutiva e o maior nível desde o mês de novembro de 2014, quando atingiu 87,5 pontos. Os números finais serão anunciados no próximo dia 29 de julho.

De acordo com o estudo, a alta do ICI na prévia de julho pode ter sido determinada pela melhora dos dois subíndices que o compõem, apresentando uma maior contribuição no mês por meio da melhora das avaliações sobre a situação atual.

Ainda segundo a prévia da ICI nesta sexta-feira, o Índice da Situação Atual (ISA) que pode ter avançado 3,8 pontos, atingindo a marca de 85,0 pontos, e o Índice de Expectativas (IE), crescendo 3,1 pontos, indo para 88,8 pontos.

Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) aumentou 0,4 ponto percentual na prévia de julho, para 74,3%, mesmo nível registrado em abril passado.

Para a prévia de julho de 2016 foram consultadas 784 indústrias entre os dias 04 e 20 deste mês.

Outro índice

Os números registrados sobre a Confiança da Indústria anunciados pela FGV/Ibre nesta sexta-feira (22), acontecem junto ao anúncio do resultado prévio da pesquisa sobre a inflação do consumidor. Os dados mostram que o índice sofreu queda neste julho após pequena alta no mês anterior.

Segundo o estudo, que faz entrevista com mais de 2.100 brasileiros em sete das principais capitais do País, tais como Porto Alegre, São Paulo, Salvador e Belo Horizonte, a expectativa para a inflação do consumidor será de 10,0% neste mês - caindo dos 10,5% registrados em junho.

Neste mês de julho, a maior queda registrada está entre os consumidores de renda entre R$ 2.100,01 e R$ 4.800,00. Neste grupo, o recuo registrado bateu 0,9 pontos percentuais, atingindo a previsão de inflação de 9,9%.

Tanto os dados oficiais do índice da inflação para o consumidor, quanto os do índice de confiança da indústria serão anunciados ainda em julho pelas instituições.

Posts Recentes