• Outubro de 2017
Home / Notícias

Varejistas brasileiros participam de missão comercial no Panamá

Um grupo de 130 empresários brasileiros embarcou no último domingo (24) para o Panamá com o objetivo de conhecer e fazer negócios na Zona Franca de Colón – a segunda maior zona de livre comércio do mundo. A missão faz parte do Projeto de democratização do Comércio Exterior para o varejo brasileiro, idealizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e executado pela Baumann Travel, operadora especializada em missões empresariais.

A missão contará também com a presença de líderes empresariais de diversas entidades nacionais, estaduais e municipais, entre os quais estão Roque Pellizzaro – presidente da CNDL, Adjar Silva – presidente da FCDL Pernambuco, Emílio Parolini – presidente da Federaminas, Francisco Cordeiro – presidente da CDL Fortaleza, entre outros.

Em relação à escolha do Panamá como destino dessa missão, Renato de Castro, Diretor Executivo do Grupo Baumann e Consultor responsável pela missão, destaca que “para determinados segmentos do varejo, o mix de produtos é mais importante do que a quantidade, e a Zona Franca de Colón é o ambiente ideal para comprar uma grande variedade de produtos em pequenas quantidades”.

Na Zona Franca de Colón - localizada na entrada do Canal do Panamá no Caribe, província de Colón - encontram-se aproximadamente 1,6 mil lojas atacadistas com uma infinidade de produtos de diversos segmentos, como moda, calçados, eletrônicos, ferramentas, decoração e outros, com marcas de diferentes origens: chinesas, americanas, europeias, entre outras.

Os empresários passarão uma semana no Panamá seguindo uma agenda técnica focada em orientações e consultoria para a realização de negócios no País, promovida pela Baumann Consultancy Network – empresa do grupo Baumann especializada em estratégia de negócios internacionais. E poderão desfrutar das vantagens de comprar em grupo, outra facilidade é que após o pagamento, as mercadorias são consolidadas em containers e despachadas para o Brasil em 24 horas.

As autoridades panamenhas estão considerando esta como a maior missão de empresários brasileiros já organizada ao País, e seus participantes serão recebidos pelo Embaixador Senna Ganem e outras autoridades em solenidade promovida pelo Itamaraty. Além disso, reuniões com a Presidência da Zona Franca de Colón e Presidência da Câmara de Comércio do Panamá completam a agenda estratégica da missão.