• Novembro de 2017
Home / Notícias

Notícias

Indústria cresceu em cinco Estados em abril, diz IBGE

A produção industrial cresceu em 5 dos 15 locais monitorados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são referentes ao mês de abril deste ano e revelam avanço maior em Pernambuco, com 10,2% de expansão em relação a março. O Estado nordestino foi seguido por São Paulo (2,6%), Minas Gerais (2,4%), Goiás (0,8%) e Rio de Janeiro (0,7%).

O índice usado pelo instituto já leva em conta a variação sazonal dos produtos — ou seja, não há risco de diferenças dos indicadores por ser uma época mais forte para um produto ou outro.

Esses resultados interrompem três meses seguidos de queda na produção, com recuo acumulado de 19,1%, de acordo com a série histórica da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física – Regional, iniciada na década de 1970.

Por outro lado, Amazonas (-13,5%) apontou o resultado negativo mais acentuado nesse mês e eliminou parte do crescimento de 21,8% verificado em março frente a fevereiro. As demais taxas negativas foram registradas por Rio Grande do Sul (-3,6%), Bahia (-2,5%), Santa Catarina (-2,2%), Ceará (-2,1%), Espírito Santo (-1,4%), Região Nordeste (-1,3%), Pará (-0,5%) e Paraná (-0,5%). A publicação completa da pesquisa pode ser acessada aqui.

A pesquisa mostra, ainda, os dados referentes ao primeiro trimestre da indústria nacional — queda de 0,5% em relação ao último trimestre de 2015 — e o acumulado do ano, de 9,6%.

Posts Recentes