• Outubro de 2017
Home / Notícias

Multifranqueados e multimarcas: entenda a diferença

Multifranqueados e multimarcas: uma nova tendência nas maiores redes de franquias em operação no Brasil e Estados Unidos. Os multifranqueados são aqueles que crescem com várias unidades de uma mesma marca e os franqueados multimarcas são os que possuem várias lojas, porém de marcas diferentes.

De acordo com Ana Vecchi, diretora da consultoria Vecchi Ancona – Inteligência Estratégica, ambos são bons gestores e se valem das técnicas de administração das próprias franqueadoras para gerir suas redes. “O multifranqueado é fiel à marca e a algum líder/franqueador que o inspira mais que qualquer outro e o multimarcas é mais businessman no sentido que, ele pode “amar/admirar” seu franqueador, mas o amor aos negócios e ganhar mais dinheiro é maior”, explica.

Para a diretora, as vantagens em ser um multifranqueado é que ele é o gestor da sua rede e tem foco em gestão e melhores resultados em função de seu desenvolvimento empresarial. Por outro lado, o multimarcas aprendeu a ser microempresário, domina gestão e eficiência, agrega valor aos franqueadores com seu conhecimento, otimiza recursos, obtém por consequência melhores resultados.

“A profissionalização desses superfranqueados (multimarcas e multifranqueados) é tamanha, que eles já adotam modelos de gestão avançados, no mínimo com DRE individual por loja e consolidado da sua rede, têm sistemas e controles, plano financeiro pessoal e corporativo para poderem se capitalizar e crescer mais, ferramental tecnológico para acompanhar em tempo real o andamento das ações das lojas e etc.”, diz Ana.

A especialista avalia que a presença de multifranqueados e franqueados multimarcas no mercado mostra um processo de maturidade das franqueadoras e dos franqueados. “Muitas marcas não permitiam, até alguns anos atrás, que o franqueado se envolvesse com outras marcas, mas esse cenário veio mudando. Não devemos nos surpreender se, ao caminhar pela praça de alimentação de um shopping center, descobrirmos que quase todos aqueles restaurantes, de marcas diferentes e concorrentes de alguma maneira, são de um mesmo franqueado”, afirma.

Por fim, Ana explica que de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), existem mais de 126 mil lojas franqueadas em atividade. “Entendo que um percentual bem alto esteja nas mãos desses franqueados em série, mas não tenho como precisar qual o tamanho dessa fatia atualmente”, finaliza.