• Outubro de 2017
Home / Notícias

As 14 franquias brasileiras mais internacionais

São Paulo – A Localiza é a franquia brasileira que tem mais atuação no mercado internacional, de acordo com a quarta edição do Ranking FDC de Internacionalização de Franquias Brasileiras. Divulgada hoje, a pesquisa foi realizada pela Fundação Dom Cabral e faz parte da 9ª edição do Ranking FDC das Multinacionais Brasileiras 2014.

Para chegar ao índice que norteou o ranking, a pesquisa teve como base dados sobre unidades franqueadas, receita de royalties e taxas e receita de vendas de produtos franqueados no exterior em relação ao desempenho total desses mesmos dados.

Ao todo, 52 multinacionais brasileiras foram consultadas e 14 empresas que atuam no exterior por meio de franquias. As coletas de informações começaram em abril do ano passado.

Segundo a pesquisa, os Estados Unidos é o país com maior presença de empresas brasileiras, com 39 franquias e subsidiárias. Argentina, Chile, Uruguai e Colômbia estão logo atrás.

De acordo com Sherban Leonardo Cretoiu, coordenador da pesquisa, a estratégia de internacionalização das franqueadoras é diferente das empresas que não são franquias. “Muitas vezes, interessados em levar a marca para o país entram em contato com a empresa”, explica.

Mas, a tendência de começar o processo de internacionalização pela América do Sul é forte tanto nas multinacionais quanto nas franquias brasileiras. Cerca de 53% das empresas consultadas teve sua primeira subsidiária ou franquia em algum país da América do Sul. A segunda região mais escolhida pelas empresas é a América do Norte.

Fonte: Exame