• Outubro de 2017
Home / Notícias

Braspag divulga os impactos da Copa no e-commerce

A Braspag, empresa do grupo Cielo e líder em soluções de pagamento para a América Latina realizou um estudo que avalia os impactos da Copa do Mundo no comércio eletrônico no Brasil.

De acordo com os dados levantados, as lojas de artigos esportivos beneficiaram-se com o evento e alcançaram um crescimento médio de aproximadamente 25% em relação a 2013 nas semanas que antecederam à Copa, chegando a 31% de aumento no volume de vendas entre 18 a 24 de maio.

Como já era esperado, o consumo caiu significativamente em todo o mercado de e-commerce nos dias de jogos da seleção brasileira. Durante a partida Brasil x Croácia, realizada na abertura da Copa do Mundo, em 12 de junho, o comércio eletrônico vendeu 37% abaixo da média, seguido de Brasil x México, no dia 17, com redução de 25%, Brasil x Camarões, em 23 de junho, com 22% abaixo da média, Brasil x Chile, realizado em 28 de junho, com redução de 18%, Brasil x Colômbia dia 04 de Julho, com redução de 16% e Brasil x Alemanha, em 08 de Julho, com 19% abaixo da média.

No geral, o comércio eletrônico apresentou uma queda nas vendas de apenas 3% durante todo este período, o que mostra a grande importância do setor para a economia brasileira, principalmente ao considerar o alto impacto cultural que a Copa do Mundo exerce sobre o País.

"Esta baixa já era esperada pelo mercado de e-commerce em função da Copa do Mundo, pois a cultura futebolística no Brasil é muito forte. Também, por essa razão, observamos que o segmento de esportes obteve ganhos bastante significativos semanas antes do evento, o que revela o grande potencial deste mercado", explica Gastão Mattos, CEO da Braspag.

Para fazer uma análise comparativa nos dias de jogos, o estudo considerou a média de transações conforme o dia da semana e a ocorrência das partidas no período de 1º de maio a 30 de junho. Nas demais avaliações, considerou-se o período de janeiro a junho de 2013 e 2014.

Fonte: Portal SEGS