• Novembro de 2017
Home / Notícias

Notícias

Desaceleração na indústria brasileira é puxada por setor de telefones, TVs e PCs

A indústria brasileira não vive um bom momento. Na comparação com o mês de fevereiro de 2015, a produção retraiu em 9,8%, queda esta causada, principalmente, pelo setor de eletrônicos, que abriga, entre outros, os aparelhos celulares. A baixa foi de de 33,1% nos últimos 12 meses, de acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE. Em comparação com janeiro deste ano, o mês de fevereiro teve queda de 2,5% a maior queda de um mês de fevereiro desde 2002, quando passou a ser utilizada a atual metodologia. O segmento de eletrônicos caiu 8,2% no mês passado.

No entanto, de acordo com a Abinee, a retração do setor eletroeletrônico, que abriga telefones, televisores e computadores, entre outros, é de 26,5% desde fevereiro de 2015. Esta diferença é causada porque o IBGE inclui também a indústria elétrica, que teve queda de 21%. A baixa produção é explicada, de acordo com Andre Macedo, gerente de indústria do IBGE, pela baixa confiança na economia do país vivida nos últimos tempos, que faz com que o setor industrial volte ao patamar em que estava no ano de 2008.

"Isso mostra um setor industrial com menor dinamismo, sendo influenciado por todos aqueles fatores que a gente já vem comentando há algum tempo. Como, por exemplo, o baixo nível de confiança do empresário, o baixo nível de confiança do consumidor. Isso faz com que as decisões de investimento sejam adiadas, as decisões de consumo sejam adiadas. A demanda doméstica está mais lenta, influenciada por um mercado de trabalho menos favorável, com aumento na taxa de desemprego, uma renda menor. O crédito também está mais caro e restrito. São fatores que influenciam esse comportamento negativo da indústria."

O desempenho do setor de eletroeletrônicos no primeiro bimestre de 2016 foi inferior ao da indústria geral, que caiu 11,7%, e também ao da indústria de transformação, que teve -11,3%. Importante ressaltar que os números representam a produção industrial nacional, não tenho nenhuma relação com o comércio de importados ou serviços.

Fonte: Tudo Celular

Posts Recentes