• Novembro de 2018
Home / Notícias

Notícias

Impressão 3D pode transformar a indústria farmacêutica

O mundo de possibilidades aberto pela impressão 3D não se limita a partes de roupas, acessórios ou mesmo casas. Para a saúde, ele representa a chance de ter mais qualidade de vida - especialmente pensando no ramo da biotecnologia e farmacêutica.

Há diversas formas para usar a tecnologia, mas o segmento da saúde se beneficiou muito com a evolução de pesquisas na área, de próteses a sintetização de órgãos humanos - e isso pode transformar a indústria farmacêutica de uma forma nunca vista antes. Confira algumas das novas maneiras que a impressão 3D pode ser usada no segmento.

1. Dosador de medicamento personalizado: a impressão 3D pode fornecer infinitas possibilidades para personalizar a medicina. De uma forma simplista, a ideia de especialistas e pesquisadores é produzir pastilhas de consumo oral impressas - assim há uma dosagem customizada para cada paciente, que pode responder de forma diferente a um mesmo tratamento, ou até combinar diferentes medicações.

2. Dosagem especial: basicamente, a tecnologia também pode ser usada para criar medicamentos únicos, formas ilimitadas de dosagens e, inclusive, permitir o desenvolvimento de dosagens complexas e customizadas.

3. Tecido vivo impresso: produção em grande escala de tecidos corporais vivos ainda não é possível, mas especialistas projetam que, daqui 20 anos, um coração completamente funcional poderá ser construído em uma impressora 3D - ressaltando que tecidos são mais simples de serem produzidos do que órgãos complexos como coração, rins e fígado.

Infelizmente, ainda há algumas barreiras a serem quebradas, antes da impressão 3D se tornar comum no mundo da medicina. A escala de investimento necessário, por exemplo, ainda é impeditivo para muitas organizações. Há também questões relacionadas à segurança, já que a tecnologia é relativamente nova e ainda não é regulamentada.

Ainda há muito a ser feito, mas é inegável a infinidade de possibilidades proporcionadas pela impressão 3D.

Fonte: IT Forum 365

Posts Recentes