• Outubro de 2017
Home / Notícias

AC tem 2ª maior queda no volume de vendas do Norte em janeiro, diz IBGE

A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que, na Região Norte, o Acre teve a segunda maior queda no volume de vendas do varejo em janeiro. O estado fechou o primeiro mês de 2016 com um recuo de 12,4%, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Segundo os dados, o estado acreano ficou abaixo somente do estado do Amapá, onde a redução chegou a menos 24,4%. A taxa do Acre, conforme o IBGE, é abaixo da nacional, de menos 10,3%. No compilado dos últimos 12 meses, a baixa chegou a 4%.

Em comparação ao mês de dezembro de 2015, a queda nas vendas do comércio acreano foi inferior, chegando a apenas 0,4%. No Norte, o Acre e Roraima (-1,1%) foram os únicos com variações negativas. Os números não levam em consideração influências sazonais.

Receita no setor de comércio

Em consequência à redução no volume de vendas, o estado também apresentou queda na receita nominal no setor de menos 3,4% - também inferior à variação nacional, que cresceu em torno de 1%.

De acordo com a pesquisa, a baixa na receita de janeiro deste ano foi inferior do que a registrada em dezembro do ano passado, que era de menos 3,6%. No entanto, no apanhado dos 12 meses, foi registrado um crescimento de 3,6% nas vendas.

Brasil

O país fechou janeiro de 2016 com recuo de 1,5% nas vendas no varejo, em relação a dezembro. O total de vendas caiu 10,3% se comparado com janeiro de 2015, representando a décima variação negativa consecutiva, conforme o IBGE.
As maiores quedas em janeiro foram nas vendas de móveis e eletrodomésticos (-24,3%), equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-24%) e ainda combustíveis e lubrificantes (-14,1%).

Fonte: G1 AC