• Outubro de 2017
Home / Notícias

Comércio tem expansão histórica em janeiro

RIO - O comércio teve uma expansão histórica em janeiro, segundo dados da Pesquisa Mensal do Emprego (PME) divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira. O setor absorveu cem mil novos trabalhadores e foi o único que teve aumento, de 2,3%, em relação a dezembro de 2015. Historicamente, em razão dos desligamentos dos trabalhadores temporários, o comércio costuma apresentar queda na população ocupada na virada do ano. Somente outras duas vezes em toda a série histórica da pesquisa, iniciada em 2002, o setor teve crescimento em janeiro: em 2003, de 38 mil trabalhadores e em 2015, de 13 mil.

Em janeiro de 2016, dos 100 mil novos trabalhadores no comércio nas seis maiores regiões metropolitanas, a cidade de São Paulo absorveu 79% desses novos trabalhadores ou 79 mil. Os números surpreenderam a técnica do IBGE Adriana Araújo Beringuy, pois fugiram da tendência:
— De fato é um movimento que não costuma ocorrer para o mês de janeiro. O que pode estar havendo, segundo dados que cruzei, é que pessoas dispensadas em outros setores como indústria, serviços e emprego doméstico estão partindo para o comércio por conta própria, principalmente em São Paulo.

Na análise dos ocupados por grupamentos de atividade para o conjunto das seis regiões, de dezembro de 2015 para janeiro de 2016 houve estabilidade em quase todos, exceto educação, saúde, serviços sociais, administração pública, defesa e seguridade (-2,8%, 111 mil pessoas) e serviços domésticos (-6,4%, 93 mil pessoas), que apresentaram retração. Frente a janeiro de 2015, a população ocupada caiu na indústria (-8,5%, 298 mil pessoas) e nos outros serviços (-3,4%, 155 mil pessoas). Segundo o IBGE, os demais grupamentos não apresentaram variação estatisticamente significativa.

*Estagiário, sob a supervisão de Ana Perrone

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/economia/comercio-tem-expansao-historica-em-janeiro-18746688.html#ixzz41HRGhpyc

Fonte: O Globo