• Outubro de 2017
Home / Notícias

Lojistas de Sorocaba comemoram vendas, mesmo com queda

O aquecimento nas vendas do comércio de Sorocaba nos últimos dias antes do Natal não reverteram a queda no consumo durante todo o mês de dezembro, na comparação com o mesmo período de 2014, segundo a Associação Comercial de Sorocaba (Acso). Levantamento feito pela entidade, com base na consulta de lojistas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), para a operação de vendas a prazo, mostra um crescimento de 3,98% no consumo entre os dias 21 e 24 de dezembro, na comparação com o mesmo período em 2014. No acumulado de dezembro, no entanto, a queda nas consultas foi de 14,7%, em relação ao ano passado. Houve redução ainda no tíquete-médio compra, cuja expectativa da Acso era de R$ 120, mas chegou a R$ 100. Lojistas do centro e shopping centers, porém, não reclamam.

De acordo com a Acso, em 2014 o SCPC recebeu 3.036 pesquisas nos quatro dias anteriores ao Natal. Já em 2015, o número de consultas subiu para 3.157 no mesmo período. A associação aponta que os números do comércio refletiram o cenário econômico nacional, mas trouxeram um alento para o setor, já que houve intenso movimento na semana da data mais esperada do ano pelo comércio.

Os fatores responsáveis pela redução nas vendas neste Natal foram a inflação elevada, juros altos e a piora no mercado de trabalho sorocabano, afirma o economista Rafael Muscari, presidente da empresa Esamc Júnior, que assessora a Acso. Para ele, esta situação incidiu na redução da confiança do consumidor. "A menor confiança se traduz em um comportamento mais cauteloso por parte do consumidor, que compra menos e evita novas dívidas", ressalta.