• Outubro de 2017
Home / Notícias

Retração no consumo mostra cenário preocupante para varejo

A retração no consumo das famílias pelos números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o PIB do terceiro trimestre mostra um cenário preocupante para o varejo pela frente, na avaliação do economista Rodrigo Mariano, da Associação Paulista de Supermercados (Apas). Ele vê perspectivas negativas para o quarto trimestre diante dos impactos que a inflação e a alta da inadimplência têm tido sobre os consumidores.

"Embora a maior parte dos números do PIB tenha ficado em linha com o esperado, a continuidade da deterioração no consumo das famílias é um dado que preocupa, porque pode indicar uma contribuição do varejo para a economia ainda menor este ano", diz ele.

O desempenho do varejo, na visão dele, deve continuar a ser afetado, sobretudo nos negócios de venda de bens duráveis. "O cenário de inadimplência, inflação e juros altos têm levado à uma queda vertiginosa nesses bens", comenta.

Já o segmento de varejo alimentar apresenta leves sinais de recuperação nos últimos meses. Depois de resultados ruins no primeiro semestre, Mariano destaca que as vendas de alimentos e bens não-duráveis estão sendo beneficiadas pelo menor comprometimento da renda dos brasileiros com compras de duráveis.