• Outubro de 2017
Home / Notícias

SP: Apas espera crescimento nominal de 7% nas vendas de Natal de supermercados

São Paulo - As vendas dos supermercados paulistas devem registrar crescimento nominal de 7% neste Natal em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo projeções da Associação Paulista de Supermercados (Apas). O ritmo é inferior ao da inflação projetada para o ano. A expectativa do mercado para o IPCA no ano é de 9,99% de alta, segundo Relatório de Mercado Focus, divulgado na segunda-feira, 9, pelo Banco Central.

O desempenho do Natal tende a não ser muito melhor do que o que já vem ocorrendo ao longo deste ano. Nos nove primeiros meses de 2015, os supermercados tiveram crescimento nominal nas vendas de 6,22%, valor igualmente inferior à inflação do período.

O crescimento projetado para a região de São Paulo é pior do que a média brasileira. Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) para todo o território nacional indicou expectativa de 10,4% de crescimento nominal para o Natal deste ano ante o ano passado.

Em São Paulo, as vendas devem ser afetadas por uma forte alta de preços. A Apas estima que a cesta de Natal deve ficar 10% mais cara. Frutas secas devem subir em torno de 10% e as castanhas e nozes, entre 7% e 10%, de acordo com a associação. O azeite sofre aumento de cerca de 15%, enquanto para os espumantes a previsão é de alta de em torno de 10%. Para os panetones, o aumento médio de preço fica entre 7% e 10%.