• Novembro de 2018
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Franquias temáticas atraem empresários

O estilo clássico do rock n' roll dos anos 60 marcaram diversas gerações. Adorado até os dias de hoje, os anos dourados dão vida ao restaurante Zacks Grill and Burger, com uma decoração descolada. Os donos da rede, Paulo Maksoud (42) e Silvia Carvalho (44), ambos fãs da época, criaram o restaurante, que é inspirada nas lanchonetes tradicionais norte-americanas da década.

A rede possui um visual típico da época, com piso preto e branco, painel com as celebridades mais marcantes dos anos dourados, filmes e música ambiente e letreiros coloridos. O Zacks Burger que nasceu em 2007, no Rio de Janeiro, faz sucesso entre o público. A rede oferece três modelos de loja: quiosque de hot dogs, Zacks Express e Zacks Restaurante.

No entanto, há diferenças significativas entre os dois modelos. O Express tem formato compacto, com atendimento mais rápido e no balcão. Já o restaurante possui um espaço reservado, com mesas e cadeiras, atendimento de garçom e ambiente climatizado.

Os restaurantes possuem área de 150m², conceito de casual dinning e cardápio diversificado com opções para almoço, lanche e happy hour. Com um investimento inicial de R$790 mil, a franquia possui capital de giro de R$40 mil e retorno de 24 a 36 meses. O ticket médio é de R$35.

Com duas lojas, o diners atendeu aos clientes do café da manhã até o happy hour. 'Eu e a Silvia somos cunhados e sonhávamos em largar os empregos e abrir um negócio juntos. Pensamos em uma lanchonete com horários flexíveis e ambiente alternativo. A ideia deu certo, e a receptividade do público foi muito boa', diz Maksoud.

Segundo Maksoud, o conceito express da franquia surgiu para diminuir os custos e atrair mais franqueados. 'Hoje, o foco da expansão está na franquia compacta. Os gastos com mobília e locação são bem menores, já que com 40 m² é possível abrir uma unidade express', afirma Maksoud.

Além do horário estendido ao café da manhã, o cardápio eclético também chama a atenção dos clientes. Fazem parte do mix não apenas hambúrgueres, mas também milk shakes, wraps, saladas, grelhados e até massas. O tíquete médio da loja express é de R$ 24.

O investimento total para abrir uma franquia da Zacks express é de R$ 450 mil, com retorno do capital entre 18 e 36 meses. O modelo compacto pede 14 funcionários e o faturamento gira entra R$ 150 mil e R$ 220 mil.

Em 2015, a casa está expandindo seus horizontes e dando início a uma nova marca: o Zacks Hot Dogs & Shakes. Esse modelo de negócio viabiliza a entrada do Zacks em pequenos espaços (os quiosques tem cerca de 9m2), com alto fluxo de pessoas: corredores de shoppings, centros comerciais, estações de metrô, escolas e universidades. Uma das principais vantagens é a simplicidade na operação e o baixo número de funcionários, além do custo operacional. A expansão será via franchising.

Fonte: Agência IN

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