• Outubro de 2017
Home / Notícias

SBVC lança ranking das 250 maiores redes varejistas do País

A SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e consumo convida para o lançamento do Ranking SBVC 2015, realizado pela SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo com o apoio técnico da KPMG, Varese Retail e BTR Educação e Consultoria, que lista as 250 maiores redes de varejo do Brasil. O evento será realizado nesta quarta-feira (26), na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, a partir das 19h.

Entre os recortes do estudo estão a lista de empresas por faturamento, produtividade e número de lojas. Para Eduardo Terra, presidente da SBVC e idealizador do levantamento, o estudo é pioneiro pelos critérios adotados, pela profundidade e abrangência das empresas analisadas. “Pela primeira vez, é reunida e analisada esta quantidade de empresas de varejo com uma série de indicadores e informações. É a primeira vez que as empresas com atuação em franquias e atacado têm o seu faturamento da rede de lojas listado no ranking. Além da radiografia completa do setor, as análises apontam conclusões importantes como o fato do maior grupo varejista do Brasil (Grupo Pão de Açúcar) empregar sozinho mais brasileiros que toda a indústria automobilística.

"O ranking da SBVC traz uma leitura mais efetiva do real peso que as empresas têm no varejo brasileiro. Ao considerar o faturamento das redes de franquias e os operadores de comércio eletrônico, revela a evolução na escala das empresas de varejo no Brasil, que já tem 94 negócios com vendas acima de R$ 1 bilhão em 2014. De outro lado, há espaço para amadurecimento no varejo brasileiro, visto que 82% das 250 maiores empresas são de capital fechado, somente 10% de controle estrangeiro e que as 10 maiores empresas de varejo do Brasil só detém 15% do mercado total." Afirma Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail e Conselheiro da SBVC.

Além dos responsáveis pelo estudo, também estarão presentes no lançamento os principais executivos e empresários do varejo brasileiro.

Sobre a SBVC

Fundada em 29 de maio de 2014, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) é uma organização sem fins lucrativos, aberta, multissetorial e com atuação complementar às demais entidades de classe do varejo. Sua missão é contribuir para o aumento da competividade do varejo, por meio de conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos do varejo de todos os segmentos. A entidade tem como objetivo defender os interesses políticos do segmento e promover ações sociais. A SBVC é sustentada por quatro pilares fundamentais: Conteúdo, Político, Ações Sociais e Relacionamento.