• Outubro de 2017
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Rede de paletas mexicanas anuncia inauguração da 100ª unidade

Na contramão da queda da confiança do comércio, uma rede de franquias de paletas mexicanas – grandes picolés de frutas com recheio que se popularizaram nos últimos meses – anunciou recentemente a inauguração de sua 100ª unidade. A loja foi inaugurada no Bangu Shopping, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O centésimo franqueado da rede Los Paleteros é o advogado Adriano Buzzi, que entrou para o negócio com dois sócios, Lucas Fortes e Alex Turmina. Paranaenses e estreantes no setor de alimentos, os três tomaram a decisão de investir no negócio após uma pesquisa de mercado. “Foi o primeiro investimento do grupo”, conta Buzzi, acrescentando que “todos tinham experiência com vendas e administração de empresas próprias”.

Produto 'da moda'

O comércio "da moda" já gerou dificuldades para alguns empreendedores. Em uma única rua na zona leste de São Paulo, por exemplo, as paleterias se multiplicaram e chegaram a seis em apenas 1,5 quilômetros, acirrando a concorrência – como o G1 noticiou ainda em abril.

Apontada como o “comércio da moda”, a paleta mexicana é frequentemente comparada a outros tipos de negócio que abrem em grande quantidade em um curto período de tempo e desaquecem em seguida, como o frozen yogurt e os cupcakes.

Perguntado sobre essas comparações, Buzzi ressalta que o produto da Los Paleteros vai “continuar revolucionando o mercado” por contar com planejamento a médio e longo prazo. “São muito engraçadas essas observações porque tanto as positivas como as negativas nem sempre correspondem com o que está acontecendo com o mercado. O fenômeno que aconteceu com a expansão da Los Paleteros foi muito maior do que qualquer ‘boom’ que tenha existido relacionado aos iogurtes”, argumenta o empresário.

“A moda é muito fácil de ser instalada no Brasil. Tem um número grande de empreendedores no Brasil que, ao visualizar uma boa ideia, acabam tentando reproduzi-la de alguma forma. Na Los Paleteros existe uma diferença grande de planejamento e estrutura a médio e longo prazo.”

Perguntando sobre a concorrência por causa da inauguração de um grande número de paleterias nos últimos meses, Buzzi diz estar tranquilo. “Quanto aos concorrentes, não tenho muito o que falar. O nosso produto fala por si”, diz. “Quanto mais revolucionário for o produto, maior vai ser o feedback positivo dos clientes.”

Com o preço das paletas variando entre R$ 7 e R$ 9, a estimativa de retorno do investimento é de até 2 anos.

Histórico

A Los Paleteros entrou no mercado de franquias há cerca de um ano, e fechou 2014 com 73 lojas. A empresa tem a meta de terminar 2015 com 150 unidades em funcionamento – incluindo os diferentes modelos de negócio, como lojas, quiosques, carrinhos, food trucks, vendas em máquinas e delivery.

O modelo de Buzzi, Fortes e Turmina é a loja, que requer investimento inicial de R$ 250 mil. “Eram três investidores capitalizados”, diz o empresário. “Escolhemos [investir em paletas mexicanas] porque se trata de sorvete. A gente fez um estudo muito grande de mercado de varejo antes de fazer o investimento e o mercado de sorvete vem crescendo há muitos anos. E a escolha do Rio de Janeiro foi basicamente pelas características da cidade, turística, chama atenção não só no Brasil como internacionalmente.”

Fonte: G1