• Setembro de 2018
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Busca por praticidade e pesquisa antes da compra caracterizam omnishoppers de moda

Estudo da Officina Sophia Retail também mostra ganho de força das redes sociais como ponto de contato dos consumidores com as lojas
Enquanto o varejo caminha para a multicanalidade o shopper já é multicanal: consumidores de moda utilizam cada vez mais, além das informações do varejo físico e virtual, redes sociais, blogs e sites para obter referências. Essas são as características dos novos compradores. A conclusão é de estudo da Officina Sophia Retail, que mapeou o comportamento do omnishopper brasileiro interagindo com lojas físicas e virtuais ao comprar itens de moda.

Ao comprar moda na internet, a visitação de mais de uma loja na web, antes da compra, é quase unânime, ocorrendo com nove em cada dez compradores, que entram, em média, em 3,06 lojas durante o processo de escolha. Nesse conjunto, apenas 12% dos indivíduos passam pela loja física antes de concretizar a compra. Esses shoppers buscam praticidade e 82% fecham a compra no mesmo dia da pesquisa, com gasto médio de 276 reais.

Quando no ambiente online o shopper pesquisa desde condições de entrega (97%), consulta de preços e condições de pagamento (95%) até a verificação de tamanho dos produtos e status do pedido (90%). Ainda dentro dos websites, elementos que geram mais insatisfação são as informações disponíveis sobre tamanho e numeração dos itens (42%), bem como das condições de troca (41%).
Considerando o grupo que opta pela aquisição de produtos nas lojas físicas, identificamos a maior incidência do comportamento que busca as vantagens da multicanalidade. No total, oito em cada dez compradores visitam 2,8 lojas e cruzam os canais, pois seis em cada dez buscam informações em 3,25 lojas online além das lojas físicas. Após a decisão de compra, o resultado é um ticket médio de 298,00 reais, valor superior ao das movimentações via internet.

A influência das Redes Sociais

Explorando outros pontos de contato com o varejo, 54% dos consumidores declararam já ter relatado experiências positivas com as lojas nas redes sociais, demonstrando a importância desse canal com os clientes. Tornou-se vital para a marca ter presença nas redes sociais e interagir de forma ágil com seu target.

Para entender quais são as estratégias desse novo consumidor, a Officina Sophia Retail, realizou entrevistas online com 400 homens e mulheres acima de 18 anos, das classes A, B, e C, que tenham tido experiência de compra recente no segmento de moda em lojas físicas e virtuais.

Fonte: Maxpress

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