• Setembro de 2018
Home / Notícias

Notícias

CE: Setor atacadista aposta no crescimento do varejo de vizinhança

No Ceará, o setor atacadista registrou queda de cerca de 2% no primeiro semestre e a expectativa para o ano é de 2,5% de crescimento, segundo o presidente da Associação Cearense dos Atacadistas e Distribuidores (Acad), Jocélio Parente. No Brasil, o crescimento deve ser de 1% a 1,5% em 2015.

Diante do atual cenário, o setor aposta no crescimento do varejo de vizinhança, composto majoritariamente por minimercados.

Segundo José do Egito, presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad), esse tipo de comércio se destaca por estar próximo de seus clientes e ter maior facilidade de se organizar em momentos de ajustes , conseguindo reduzir custos e aumentar a eficiência. Com relação ao comportamento do consumidor, ele diz que este tem substituído produtos de marcas premium por similares de menor custo.

Entre os fatores que preocupam os atacadistas estão alguns resultados. De acordo com o Banco de Dados Abad/Fia, índice mensal que faz a análise preliminar do desempenho do setor, o mês de junho registrou queda de 1,4% em relação a maio.

“As famílias estão perdendo renda, a inflação está alta e os juros estão altos”, justificou Honório Pinheiro, presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Durante a 35ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor, a expectativa é de R$ 20 bilhões para contratos até dezembro, volume superior ao da última edição. Em 2014, o setor atacadista distribuidor faturou R$ 211,8 bilhões, o que representou um crescimento de 0,9% em relação a 2013. O setor fechou 2014 com 51,7% de participação no mercado mercearil. (Bruno Cabral)

Fonte: O Povo Online

Posts Recentes