• Outubro de 2017
Home / Notícias

Setor automotivo prevê retomada de vendas só em 2016

São Paulo. Com o impacto da piora da crise política sobre a conclusão do ajuste fiscal na economia brasileira, a retomada das vendas de veículos novos no Brasil deve ficar somente para o segundo trimestre de 2016. A previsão foi feita nesta segunda, pelo presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, durante seminário sobre perspectivas para o setor.

Para o segundo semestre deste ano, o executivo projetou uma estabilidade, com viés de alta. “No início de junho, quando fizemos revisão de nossas previsões, colocamos claramente que poderíamos ter um início de retomada no último trimestre deste ano, mas, com o adiamento dessa questão (ajuste fiscal), já podemos pensar em uma inflexão da curva no segundo trimestre do próximo ano.”

Ele previu que as medidas de ajuste nos estoques – até junho, equivalente a 47 dias de vendas – devem durar até setembro. “Não vemos cenário de queda mais acentuada do que já tivemos. Diria muito pelo contrário: podemos até ter alguns indicadores positivos, além da estabilidade com viés de alta”, disse.

De janeiro a junho, os emplacamentos acumulam queda de 20,7%. E, para o ano de 2015, a previsão é de queda de 20,6%.