• Dezembro de 2018
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Evite que os consumidores abandonem o carrinho de compras no m-commerce

É comum dentro do m-commerce o abandono dos carrinhos de compras em uma frequência maior do que se dá em ambientes físicos. Os motivos são diversos, indo do esquecimento à falta de tempo, passando pela vontade de economizar e pensar melhor antes de decidir pela aquisição.

De acordo com César Bonadio, CEO da Viewit Mobile, no mundo do varejo móvel é importante lembrar os consumidores de seus carrinhos antes da conclusão, chamando sua atenção por meio de notificações via push no menor tempo possível sem se tornar inconveniente.

O executivo cita três pontos essenciais para se destacar positivamente da concorrência.

Audiência

Disparos indiscriminados de notificações via push serão ineficazes e podem até comprometer os resultados caso a audiência não seja bem selecionada. Para reengajar os usuários, é aconselhável a elaboração de uma base com as mensagens mais apropriadas para esse tipo de comunicação, já que elas não podem ser interpretadas como intrusivas. É, portanto, fundamental uma avaliação dos clientes e suas atividades, de modo a determinar formas efetivas de abordagem no momento da compra.

Outro método de avaliação é a classificação de perfis dos clientes para agregar os que tenham gasto certo tempo consultando uma determinada página, posteriormente adicionando o item ao carrinho; comprado itens de alto valor agregado; adicionado múltiplos itens; recorrido a reviews antes de comprar algo e comprado anteriormente usando o app.

Conteúdo

A mensagem deve incentivar a compra e o reengajamento por meio de ofertas customizadas, recomendações baseadas em históricos de compras ou textos interessantes que correspondam aos perfis dos clientes. A personalização da mensagem é essencial para o sucesso da iniciativa.

Outras ações recomendadas são a oferta de percentuais crescentes de descontos caso os itens no carrinho excedam uma quantia determinada, a recomendação de produtos promocionais com descontos que não representem uma diferença substancial no total a ser pago e frete gratuito caso a compra seja finalizada dentro de 24 horas.

Timing

O efeito do timing, tanto positivo quanto negativo, é substancial. Tente enviar notificações em espaços de tempo diferentes, de um a dois dias após a adição dos últimos itens ao carrinho de compras ou do login mais recente no app. Caso o software permita, envie aos usuários de acordo com seus horários mais prováveis de abertura. Estudos recentes indicam que a otimização do timing pode aumentar em 15% a receita média por usuário.

Fonte: Computerworld

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