• Outubro de 2017
Home / Notícias

Varejo: melhorias na gestão e produtividade são alternativas para crescer

Dados do Índice de Consumidores do Varejo Mensal (ICV) apontam que o fluxo de pessoas de janeiro a maio de 2015 no varejo teve queda de 6,9%. De acordo com o consultor de negócios e sócio-diretor da AMX Soluções em Gestão Integrada, André Miotto, apesar de o segmento varejista estar ciente da necessidade e importância de haver uma gestão qualificada para assegurar e certificar maior competitividade no mercado, apenas uma pequena parte das empresas varejistas brasileiras se preocupa com o assunto.

Miotto conta que o que leva algumas empresas do segmento varejista a não dar a real importância a uma gestão qualificada e à produtividade é que as altas lideranças têm a ideia de que planejar a gestão do negócio dá trabalho e gera custo financeiro e humano, quando na verdade é um investimento com retorno multiplicado do valor investido. “Os empresários muitas vezes entendem que irão perder tempo capacitando e implantando ferramentas e processos. Pensam que com isso não conseguirão dar atenção ao negócio no tempo certo, aos processos rotineiros e nem aos clientes no ponto de venda. É preciso conscientizar as lideranças do quão efetiva e lucrativa é a capacitação da gestão, de profissionais, das informações e dos processos de negócio, que irão gerar aumento e ganho de produtividade e eficiência para a empresa e para o mercado atuante.”

Ainda segundo Miotto, sem capacitação e maturidade na gestão, os profissionais acabam não tendo a visão e nem o preparo para criar ou melhorar as soluções aos clientes e assim ver mais longe o que, por que, onde, quando, por quem e como será feito, quanto vai custar, de forma que os pensamentos e ações, além de estarem sempre focados na evolução da empresa e no cliente, estarão muito além da concorrência e dependência de políticas externas.

Confira as oportunidades e soluções apontadas por Miotto no setor de varejo:

1. Estoques mal planejados e inadequados ao mercado atual. O empresário precisa estar atento e saber que hoje o papel das empresas varejistas não é apenas realizar a transição de mercadorias, mas sim possuir a missão de apresentar soluções que levem em consideração as expectativas de seus clientes e do mercado atuante, gerando assim modernidade e eficiência no atendimento. É preciso ter produtos que vão ao encontro das necessidades do mercado e sejam rentáveis no estoque.

2. Fatores humanos. Na maioria das empresas do segmento varejista, os profissionais tendem a não ter o foco em solucionar o problema e corresponder à expectativa do consumidor. É preciso envolver e comprometer todos os profissionais, independentemente da área em que estejam, ao ponto que eles se sintam parte da empresa, do problema, da solução e dos resultados ao cliente, mercado e acionista.

Sobre a AMX Soluções em Gestão Integrada

A AMX Soluções em Gestão Integrada visa levar às empresas soluções viáveis e conceituais para a capacitação e profissionalização do corpo estratégico, tático e operacional de corporações, por meio de metodologia customizada de gestão e liderança no processo de evolução e sustentabilidade nos resultados atitudinais, financeiros e mercadológicos. Atualmente conta com uma equipe de 83 profissionais habilitados em gestão de liderança. Possui clientes como instituições financeiras, alimentícias, farmacêuticas, automobilísticas, químicas, têxteis, de autopeças, frigoríficos e entidades religiosas.

André Miotto, sócio-diretor da AMX, é formado em administração de empresas com especialização em comércio exterior pela Universidade Paulista (Unip). Possui MBA empresarial pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Também é certificado internacionalmente pela European Coaching Association (ECA) e Behavioral Coaching Institute (BCI).

Fonte: Divulgação