• Setembro de 2017
Home / Notícias

Dia dos Namorados: Comércio de flores indica aumento de 4,6% nas vendas deste ano

Conforme pesquisa do SindiFlores – Sindicato do Comércio Varejista de Flores e Plantas Ornamentais do Estado de São Paulo, em parceria com a empresa Hórtica Consultoria, estima-se que a comemoração representa 4,2% do total anual das vendas do setor.

No ano passado, o Dia dos Namorados coincidiu com o dia do jogo da abertura oficial da Copa do Mundo da FIFA, o que prejudicou as vendas de 86% das floriculturas e lojas do ramo de varejo de flores e plantas ornamentais de todo o Brasil. Para 2015, o levantamento aponta que o crescimento das vendas de flores deverá ser de 4,6% em comparação ao ano anterior.

O consultor do SindiFlores/Hórtica, Hélio Junqueira, destaca que as floriculturas estão moderadamente otimistas com as suas vendas para o Dia dos Namorados de 2015. “49% delas consideram que os resultados comerciais serão maiores do que os obtidos na mesma data em 2014”.

De acordo com o levantamento, o tíquete médio dos gastos com flores para a comemoração será de aproximadamente R$ 90,00. “Esse valor representa uma redução de 12,3% em relação ao ano anterior, quando ficou em R$ 100,25. Entre as preferências do consumidor para a data, as rosas vermelhas totalizaram 51% das respostas. Buquês e ramalhetes de flores diversas e cestas com pelúcias e chocolates são outras opções”, diz Junqueira.

A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 29 de maio deste ano, com técnicos especialistas das principais Centrais de Abastecimento, atacadistas e distribuidores, cooperativas de produtores, importadores de flores e plantas ornamentais, responsáveis pelas compras do departamento de jardinagem do setor supermercadista, floriculturas e empresas de comércio eletrônico de todo o Brasil.

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho.

Fonte: Divulgação