• Novembro de 2017
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Mercado Livre investe US$ 300 mil em três start-ups brasileiras

São Paulo. O Mercado Livre vai financiar três start-ups brasileiras que desenvolvem soluções tecnológicas para a própria companhia e sites de comércio eletrônico. O investimento será feito por um fundo criado pelo grupo argentino em 2013 o Mercado Libre Commerce –, com orçamento de US$ 10 milhões para esse tipo de projeto. É a primeira vez que a companhia investe em start-ups nacionais, disse o presidente do grupo no Brasil, Helisson Lemos.

O anúncio oficial das start-ups selecionadas será feito na amanhã, durante a 3ª Mercado Livre Developer Conference, evento que reúne os desenvolvedores do site. No evento, engenheiros e programadores da empresa ministrarão palestras para falar da API do serviço, e participantes ainda terão uma oportunidade para trocar experiências em painéis de discussão ou nos intervalos.

As empresas escolhidas – Intoo, 00K e AirCRM – já desenvolvem soluções para o Mercado Livre. Lemos não informou qual o valor do investimento, mas, segundo o executivo, o aporte médio para esse tipo de projeto é de cerca de US$ 100 mil por empresa, podendo variar, dependendo do porte – ou seja, serão até US$ 300 mil, no total. O investimento será realizado, ao menos em parte das empresas, em troca de dívida conversível.A intenção é que a participação do Mercado Livre seja definida em uma segunda rodada de investimento e baseada, entre outros fatores, no valor de mercado que a start-up atingir.

A iniciativa do Mercado Livre é similar às de outras grandes empresas de tecnologia que investem em start-up em busca de soluções inovadoras para seus negócios. Entre elas estão a Qualcomm, que faz aportes por meio da Qualcomm Ventures, e o Google, que criou o fundo Google Ventures.

O critério de seleção das start-ups foi identificar projetos inovadores que desenvolvem a melhor solução tecnológica para o comprador e o vendedor que utilizam a plataforma do Mercado Livre, companhia de tecnologia líder em comércio eletrônico na América Latina.

As empresas escolhidas – Intoo, 00K e AirCRM – já desenvolvem soluções para o Mercado Livre. Lemos não informou qual o valor do investimento, mas, segundo o executivo, o aporte médio para esse tipo de projeto é de cerca de US$ 100 mil por empresa, podendo variar, dependendo do porte – ou seja, serão até US$ 300 mil, no total. O investimento será realizado, ao menos em parte das empresas, em troca de dívida conversível.A intenção é que a participação do Mercado Livre seja definida em uma segunda rodada de investimento e baseada, entre outros fatores, no valor de mercado que a start-up atingir.

Fundada em 2012, criou uma solução para conectar lojas online independentes ao Mercado Livre, automatizando todos os processos internos de uma operação de e-commerce.

Com o investimento recebido, a 00K planeja lançar uma ferramenta mais avançada, que será aberta para o público na segunda quinzena deste mês.

AirCRM

Fundada em 2013, desenvolveu uma plataforma de gerenciamento de vendas e de relacionamento com clientes, com foco no pequeno e médio vendedor do site. É uma assinatura da ferramenta para o médio vendedor, que faz de dez a 50 vendas por dia.

Flash

Aceleradora. Para dar início ao projeto, o Mercado Livre contou com a ajuda da Wayra, aceleradora de empresas do grupo Telefônica, da qual as três start- ups escolhidas fazem parte.

Flash

Futuro. O Mercado Livre diz que pretende ampliar o financiamento para start-ups brasileiras e já está analisando outros projetos que possam ser investidos.

Fonte: O Tempo

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