• Outubro de 2017
Home / Notícias

Queda no consumo derrubou a economia no primeiro trimestre

O consumo derrubou a economia no primeiro trimestre, sintetizam os analistas da GO Associados sobre o cenário nos três primeiros meses deste ano. "A recomposição e o aumento de tributos, as correções em preços administrados, as reduções nas intervenções sobre a taxa de câmbio e a sensível piora nas condições do mercado de trabalho afetaram negativamente a confiança dos consumidores", diz a consultoria. A esses fatores, somou-se ainda o crédito mais caro e restrito. "O resultado foi uma contração das vendas no varejo." A indústria aprofundou as quedas registradas no ano passado por causa da fraca demanda interna e externa.

Sintonia no ajuste

Nos cálculos da GO, de janeiro a março deste ano o Produto Interno Bruto (PIB) encolheu 0,5% frente ao último trimestre de 2014, e caiu 1,8% em comparação com igual período do ano passado. Na opinião da consultoria, a confiança só será retomada quando surgirem os primeiros sinais no combate à inflação. "A coordenação das políticas monetária, fiscal, cambial e salarial é importante para que o ajuste em curso seja consolidado e possa fornecer os resultados esperados", diz análise da GO. Os analistas também defendem a retomada de uma agenda de reformas.

Lei da Biodiversidade

O Grupo FarmaBrasil, que reúne as indústrias farmacêuticas de capital nacional com investimentos em inovação, prevê R$ 332 milhões em pesquisa e desenvolvimento de novas drogas baseadas na flora brasileira até o final de 2016 com a nova Lei da Biodiversidade. O marco legal, que estabelece as regras do acesso ao patrimônio genético e aos conhecimentos tradicionais associados, foi sancionado ontem em Brasília, pela presidente Dilma Rousseff. Segundo Reginaldo Arcuri, presidente da entidade, a nova legislação estimula empresas a tirarem projetos da gaveta.

Crescimento singelo

O cenário incerto que pairou sobre a economia brasileira neste início de ano resultou em crescimento singelo das fusões e aquisições em abril. Segundo relatório divulgado ontem pela PwC, foram 79 negócios, totalizando 268 fusões e aquisições nos quatro primeiros de 2015, um ritmo ligeiramente superior ao registrado nos últimos cinco anos. "Abril desposta investidores estrangeiros permanecendo com interesse nos ativos brasileiros, com participações atingindo um total de 52% do volume de negócios realizados em 2015", na avaliação da PwC.

Feira do Livro em Canoas

Nomes de peso da literatura nacional e internacional desembarcam no Rio Grande do Sul, na segunda quinzena de junho, para participar da 31ª Feira do Livro de Canoas. Jairo Jorge, prefeito da cidade, receberá escritores como o romancista cubano Leonardo Padura - autor do best-seller "O homem que amava os cachorros" -, os brasileiros Ruy Castro, Frei Betto, Heloísa Seixas, Alice Ruiz, Estrela Leminski. O evento deste ano vai homenagear Luis Fernando Verissimo. A 31ª Feira do Livro de Canoas acontece de 13 a 27 de junho.

Canal renovado

O site Canal do Empresário, da Desenvolve SP, criou novas seções para tratar sobre inovação, startups e economia criativa. Esses e outros assuntos mais buscados pelos empresários agora estão reunidos em formato simples e dinâmico para facilitar a navegação e a experiência do internauta. "A falta de planejamento é um dos principais problemas enfrentados pelas empresas para acessar o crédito de longo prazo. O papel do Canal do Empresário é justamente ajudar as pequenas e médias empresas que buscam aperfeiçoar sua governança e gestão corporativa para crescer com sustentabilidade", diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.



Para ganhar tempo

Certisign, Serasa, Valid, Boa Vista, Soluti e ACBr criaram a Associação Nacional da Certificação Digital (ANCD ) para fazer frente ao avanço da certificação digital no País. Antonio Cangiano, diretor-executivo da entidade, afirma que a certificação elimina burocracia e proporciona ganho de tempo, além de trazer a redução de custos diretos e indiretos, como a manutenção de espaços para armazenar documentos. Para Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign, o setor precisa evoluir, assumir outras perspectivas e tem um papel fundamental a exercer para o crescimento da economia como um todo.

Receita inglesa

A Ouvidoria Geral do Estado de São Paulo coordenou, ontem e hoje, dois eventos voltados à troca de experiências sobre prevenção e combate à corrupção. Em ambos, o palestrante foi Roderick Macauley, especialista em legislação anticorrupção que atua como "BriberyAct Manager" no Ministério da Justiça do Reino Unido e é o responsável pela implementação da Lei Anticorrupção Britânica (UK BriberyAct). Nos últimos cinco anos ele liderou as reformas legislativas de combate à corrupção naquele país, incluindo a elaboração do UK BriberyAct, e desenvolveu o Código de Governança Corporativa do Reino Unido. A vinda de Macauley a São Paulo é uma das ações de um projeto de cooperação entre o governo do Estado de São Paulo e o Reino Unido para consolidar as leis anticorrupção e o impulso à transparência no serviço público.

Fonte: DCI