• Outubro de 2017
Home / Notícias

IGP-DI desacelera alta a 0,92% em abril por alívio em atacado e varejo

O IGP-DI (Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna) avançou 0,92 por cento em abril, depois de registrar alta de 1,21 por cento em março, diante da desaceleração da alta dos preços tanto no atacado quanto no varejo.

A expectativa em pesquisa da Reuters era de que o IGP-DI subisse 0,9 por cento em abril segundo a mediana de 22 projeções, que variaram de alta de de 0,74 por cento a 1,21 por cento.

Segundo os dados divulgados nesta quinta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o IPA-DI (Índice de Preços ao Produtor Amplo) subiu 1,11 por cento em abril, após avanço de 1,24 por cento no mês anterior. O índice responde por 60 por cento do IGP-DI.

Por sua vez, o IPC-DI (Índice de Preços ao Consumidor), que corresponde a 30 por cento do IGP-DI, desacelerou a alta a 0,61 por cento, contra 1,41 por cento em março.

O INCC-DI (Índice Nacional de Custo da Construção), que representa 10 por cento do IGP-DI, teve alta de 0,46 por cento em abril, após subir 0,62 por cento no mês anterior.

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é diretamente empregado no cálculo do PIB (Produto Interno Bruto) e das contas nacionais em geral.

Fonte: Reuters