• Outubro de 2017
Home / Notícias

Lojistas ampliam promoções para reduzir estoques em Campinas

Por causa da redução das vendas nos últimos meses, os lojistas de Campinas (SP) decidiram ampliar os prazos das promoções típicas do início e do final do ano. Somente no feriado de Páscoa, a retração foi de 0,78% em comparação a 2014. Segundo a Associação Comercial e Industrial da cidade (Acic), o comércio de rua teve o pior trimestre dos últimos cinco anos.

De acordo com o vice-presidente do Sindilojas, Carlos Augusto Gobbo, com a proximidade do Dia das Mães o esperado seria a venda de produtos de inverno e uma parcela menor de liquidações de verão, o que não está ocorrendo neste ano. "Nós temos 30% fazendo vitrine, mostrando que tem o inverno, mas o volume maior de venda tem sido os 70% da liquidação", explica.

Pior trimestre em cinco anos

De acordo com o economista da Acic, Laerte Martins, os três primeiros meses do ano foram os piores desde 2010 para o comércio. De janeiro a março de 2015, o volume de vendas fechou em 883.142 ante 903.590 no mesmo período do ano anterior, o que representa uma redução de 2,26%.

No período também houve queda no faturamento dos lojistas, de 0,80%. De janeiro a março de 2015, o comércio faturou R$ 3,024 bilhões, contra R$ 3,048 bilhões do ano passado.

"Importante ressaltar que o faturamento só não foi menor, pois houve aumento dos preços. Se fossem mantidos os de 2014, a redução seria muito maior", explica o economista da Acic.