• Outubro de 2017
Home / Notícias

Varejo cresce em março, mas tem pior trimestre em 12 anos, diz Serasa

O comércio brasileiro cresceu 2,7% de fevereiro para março e 5,9% em relação ao terceiro mês de 2014, segundo levantamento da Serasa Experian. No entanto, apesar do resultado positivo, o varejo fechou o primeiro trimestre do ano com crescimento de apenas 0,6% - "o pior resultado dos últimos 12 anos".
Segundo os economistas da Serasa Experian, o movimento dos consumidores do comércio em março deste ano foi favorecido pelo carnaval, que neste ano caiu em fevereiro.

"Porém, fatores como a alta da inflação durante o primeiro trimestre deste ano, o crediário cada vez mais caro e o baixo grau de confiança dos consumidores pesaram negativamente sobre o desempenho varejista no acumulado dos três primeiros meses de 2015", avaliou a Serasa, em nota.

Em março, entre os ramos do comércio pesquisados pela Serasa, o maior avançou, de 3,6%, partiu dos segmentos de combustíveis e lubrificantes e também no de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas.

No trimestre, três setores fecharam com crescimento e três com queda. O segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios teve alta de 6,8%. O de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática avançou 3,3%, e o de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, 2,2%. Já no território negativo, observamos recuos de 8,7% no segmento de veículos, motos e peças; de 9,5% em combustíveis e lubrificantes; e de 10,8% no segmento de materiais de construção.

Fonte: G1