• Novembro de 2017
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País tem 450 mil sites comerciais

E-commerce deve movimentar R$ 81 bilhões este ano, com crescimento de 14%

O comércio eletrônico brasileiro já tem 450 mil e-commerces ativos, segundo a pesquisa Perfil do E-Commerce no Brasil, encomendada pelo PayPal à BigData Corp. O número refere-se aos endereços na internet que responderam a cliques em 1º de março, data do último monitoramento automatizado realizado pela BigData Corp.

O e-commerce deve girar este ano R$ 81,3 bilhões e R$ 92,9 bilhões em 2016 , o que significa crescimento anual de cerca de 14%, muito acima das previsões para a economia do país.

A esmagadora maioria desses sites (81%) baseia-se em um modelo de comércio focado, que oferece ao consumidor até dez produtos. A pesquisa aponta ainda a alta concentração geográfica do comércio online do país.

Segundo ela, 50% dos sites são de empresas baseadas em São Paulo. Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro concentram cerca de 7% cada. O varejo.com.br é muito bem representado por pequenos sites: 88% deles recebem até 10 mil visitas mensais, 11% recebem entre 10 mil e 500 mil visitas mensais e menos de 1% supera a marca de meio milhão de visitas por mês.

“Boa parte do e-commerce brasileiro é marcado pelo empreendedorismo. Ele abrange muitas pequenas empresas e artesãos que se beneficiam do baixo custo de entrada virtual para montar suas lojas online”, analisa Thoran Rodrigues, sócio-fundador e CEO da BigData Corp, acrescentando que o profissionalismo é a marca dos sobreviventes.

Rodrigues salienta que os sites que morrem rapidamente não usam plataformas, meios de pagamento, nem dão apoio aos clientes: “Passar segurança e contar com ferramentas de interação, como as redes sociais, são diferenciais básicos.”

Do total pesquisado, apenas 15% dos sites comerciais contam com endereços de lojas físicas. Os demais só operam na rede. Segundo o levantamento, perto de 40% dos sites já usam algum tipo de intermediador de pagamentos ou de uma carteira virtual.

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