• Novembro de 2017
Home / Notícias

Notícias

3% foi o aumento do consumo global de carne

O consumo global de carnes cresceu 3% no ano passado, de acordo com o Valor Econômico. O crescimento foi puxado pelos países emergentes, somando R$ 255 milhões de toneladas. A Índia foi o país que registrou maior crescimento no consumo.

A analista-chefe de alimentos in natura da Euromonitor, Anastasia Alieva, acredita que a melhora na condição de vida e o crescimento populacional estão impulsionando o consumo de carnes em mercados emergentes. De acordo com ela, o consumo de carnes na Índia cresceu quase 50% desde 2009, impulsionada pelo crescimento de 95% na renda anual do país asiático.

Outros países que tiveram crescimento do consumo foi o Brasil e a China. O consumo cresceu 4% no Brasil em 2014 estimulado pelo avanço de 4,7% no consumo de carne de aves. Já na China, o crescimento foi de 5% para a carne bovina e 3% para a carne suína.

Na contramão dos países emergentes, os países desenvolvidos amargaram queda no consumo de carnes no ano passado. Conforme a Euromonitor, houve queda de 1% nos Estados Unidos. Em crise econômica, a Grécia teve a maior queda no consumo de carnes, seguida por Alemanha e Holanda. A Euromonitor detalhou o ritmo de queda do consumo de carnes nesses países.

A queda no consumo de carnes nos países desenvolvidos é devido, de acordo com avaliações, às preocupações com saúde e sustentabilidade, que reduzem o consumo de carne vermelha. Em países desenvolvidos, as carnes de aves ampliam espaço na dieta dos consumidores em detrimento da carne vermelha, que está ganhado uma má reputação devido a preocupações com a saúde, conforme explicou Alieva.

Fonte: MS Notícias

Posts Recentes