• Outubro de 2017
Home / Notícias

Brasileiras avançam no e-commerce comprando livros, roupas e cosméticos

As mulheres avançam nas compras on-line. É o que mostra um levantamento realizado pela empresa de pesquisas Forrester Research sob encomenda do MercadoLivre, empresa de comércio eletrônico que atua na América Latina, incluindo o Brasil.

Segundo o estudo, que ouviu mil mulheres e mil homens em regiões metropolitanas do Brasil, a parcela de brasileiras que já fizeram alguma compra via internet passou de 56%, em 2011, para 67%, em 2014. A taxa de homens permaneceu estável no período, em 65%.

As consumidoras compram preferencialmente livros (33% do total dos itens adquiridos), artigos de moda (32%) e sapatos (30%), além de cosméticos e computadores e periféricos (26%, cada um). A lista dos homens é diferente: eletrônicos (39%), computadores (33%) e sapatos e livros (24% cada). Os entrevistados podiam indicar mais de um grupo de produtos.

O desktop ainda é a plataforma preferida para realização das compras por todos os públicos: 62% das mulheres e 68% dos homens ainda usam esse equipamento. Notebooks vem logo atrás (60% e 57% respectivamente), bem à frente dos tablets (35% e 33%). Vale lembrar, é possível que o mesmo consumidor utilize mais de uma plataforma para fazer suas compras.

Cerca de um quarto das mulheres gasta entre 186 e 460 reais nas compras por trimestre; pouco menos de um quinto delas, de 461 a 920 reais; 16% dispenderam de 921 a 1.840 reais. Cartão de crédito (66%) e boleto bancário (49%) são as formas preferidas, segundo o levantamento.

Fonte: Veja