• Outubro de 2017
Home / Notícias

Empresários discutem desafios do setor varejista em 2015

Cerca de 300 empresários e autoridades estarão reunidos para debater os desafios e estratégias para o setor de varejo, durante o 3º FÓRUM NACIONAL DO VAREJO, que será realizado de 20 a 22 de março, no Hotel Sofitel Jequitimar, em Guarujá (SP). O governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, fará a abertura do evento, promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Doria Jr., com curadoria do LIDE COMÉRCIO, liderado por Marcos Gouvêa de Souza, diretor geral da GS&MD, um dos maiores especialistas em comércio varejista do Brasil.

O tema central do FÓRUM deste ano será “Alta performance nas cadeias de valor”. “Neste encontro, debateremos oportunidades e formas de desenvolvimento do setor, que é o maior empregador do país, incluindo melhorias desde as relações com os fornecedores aos ciclos de venda e fase da distribuição”, explica João Doria Jr., presidente do LIDE. “O varejo brasileiro moderno quer liderar a formação de Cadeias de Valor de Alta Performance, integrando o processo produtivo em busca de mais produtividade, eficiência e competitividade nos mercados local e global para produtos, categorias, segmentos, marcas e serviços”, enfatiza Marcos Gouvêa.

O setor tem muito a debater. Depois do expressivo crescimento da cadeia varejista na Década do Varejo, que alcançou 106% no período, o segmento precisa de estratégias que permitam a manutenção do desenvolvimento, em um ano de grande desafio na economia brasileira.

É o que apontam os dados da FecomercioSP sobre o atual cenário econômico. O paulistano, por exemplo, iniciou o ano menos confiante na economia atual, no futuro do setor e com menor disposição para investir. O índice de Confiança do Empresário do Comércio no Município de São Paulo (ICEP) registrou queda de 2,8%, ao cair de 102 pontos em dezembro para 99,1% pontos em janeiro.

O empresário do setor precisará repensar os cenários e as perspectivas, depois de dez anos de forte expansão, para se posicionar acertadamente e superar os desafios apresentados em 2015. O Fórum Nacional do Varejo propõe, ao lado de grandes líderes, debater estratégias e medidas para o desenvolvimento e a prosperidade do comércio e varejo brasileiros, colocando em pauta a inteligência em gestão, ambiente e ações para o desenvolvimento e excelência do setor de forma integrada.

Reconhecendo a qualidade do trabalho realizado ao longo do ano, o FÓRUM NACIONAL DO VAREJO oferece o Prêmio LIDE de Varejo 2015, que reconhece os maiores destaques do setor em 10 categorias, sendo elas: Atendimento no Varejo, Comunicação Promocional de Varejo, Expansão Varejo Internacional, Franchising no Varejo, Gestão de Marcas Próprias, Gestão de Pessoas no Varejo, Inovação em Formato de Loja, Logística de Varejo, Relacionamento com Fornecedores e Varejo Digital. Ao final, haverá uma homenagem especial ao fundador do Grupo Martins, Alair Martins.