Terça-feira, 16 de Maio de 2017
Startup carioca cria ferramenta para inteligência do mercado farmacêutico Startup carioca cria ferramenta para inteligência do mercado farmacêutico
Brasil possui 74.500 farmácias, segundo estudo da IMS Health. Dessas farmácias, mais de 60% são independentes ou fazem parte de uma rede de franquias. É pensando nesse mercado que há pouco menos de 2 meses a startup WebFarmas lançou o primeiro e-commerce capaz de colocar essas farmácias vendendo online dando a possibilidade de preços diferenciados entre as lojas da franquia e logística de pedidos automatizada.

As evoluções tecnológicas no mercado farmacêutico já existem há alguns anos nos Estados Unidos. Segundo o ranking da revista norte-americana Fast Company, a terceira empresa mais inovadora do mundo é a CVS Health, detentora da Drogaria Onofre no Brasil. Em 2015, a empresa lançou um aplicativo que funciona com o Apple Watch para a digitalização de receitas e cartões do plano de saúde. Em parceria com a IBM, a CVS usa um sistema de inteligência artificial capaz de prever os consumidores potencias que terão um problema de saúde.
Um desafio constante das redes de franquias é mensurar a conversão do fundo de marketing gerido pela franqueadora em benefício real para seus franqueados. No seu segundo mês de vida, a startup WebFarmas, que se posiciona como uma empresa de tecnologia para farmácias lançou uma ferramenta que permite que o franqueador da rede que usa o e-commerce tome decisões estratégicas baseado em dados reais.


O diretor de produto da Webfarmas, Pedro Antunes, explica que o objetivo é prover uma solução completa para as redes de farmácias físicas que querem entrar no mundo digital: "Nossa intenção é dar aos nossos clientes soluções que auxiliem os 3 C's das franquias que são controle, cobertura e custo. Hoje com nossas ferramentas uma rede pode otimizar seus custos operacionais vendendo online pela loja mais próxima do comprador, o gestor da rede possui recursos como um mapa de calor da localização das redes e quantidade de busca online dentro de seu e-commerce nas diferentes regiões, dando suporte ao seu franqueado para a escolha do local de uma nova franquia. Lançamos agora a ferramenta para o controle de visualizações e ganhos de cada loja, dando a possibilidade de otimizar o marketing geolocalizado para as regiões críticas e mensurar a conversão completa de seu marketing digital, podendo mostrar os resultados para os franqueados no final do mês."

Pedro ressalta que a empresa faz um contrato de confidencialidade com cada cliente, e que a rede só terá acesso aos dados gerados pelo seu próprio e-commerce: "A ferramenta de gestão da rede visa dar o suporte de Data-driven Marketing para a franqueadora, usando métricas como leads, cliques e compras que foram efetuados no próprio domínio da rede com o nosso módulo de comércio eletrônico. A franqueadora vai poder saber em qual região deverá fortalecer seu marketing ou se uma campanha específica está dando os resultados esperados".

Com o número cada vez maior de empresas que vem empregando o conceito de Big Data Analytics como ferramenta de apoio estratégico, basta saber se o mercado farmacêutico brasileiro conseguirá tirar vantagens competitivas com os indicadores gerados pelos sites de suas redes.
Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/dino/startup-car
Tags: Farmácia, Franquias,, Inteligencia de mercado, Inteligência de mercado
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
são paulo varejo franquias comércio supermercados vendas economia veículos crédito faturamento inadimplência natal preços shoppings ipi indústria e-commerce comércio eletrônico consumo ecommerce

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront