• Setembro de 2017
Home / Notícias

Startups de moda: um mercado promissor no Brasil

Mais de 170 milhões de reais são gerados por ano com moda no Brasil. O setor é um dos que mais cresce nos últimos anos, tanto no varejo tradicional quanto no mundo digital. Uma pesquisa feita pelo instituto Ibope E-commerce, que foi realizada no primeiro semestre de 2014, aponta que em mais de uma ocasião os gastos do consumidor com moda na internet ultrapassaram outras categorias de e-commerce, como entretenimento, por exemplo. A internet impulsiona as vendas de grandes marcas, que passaram a anunciar seus produtos em lojas virtuais, mas também é um terreno fértil para empresas menores que atuam também no mercado fashion, como as startups de moda.

Mesmo com programas de aceleração, o surgimento de startups genuinamente brasileiras ainda é um setor em crescimento. Paralelamente a isso, muitas empresas jovens que atuam no país se desenvolvem graças a investimentos estrangeiros, como é o caso da Dafiti, por exemplo. O website que vende produtos de moda online só saiu do papel graças ao apoio do grupo alemão Rocket Internet, que investiu 50 milhões de reais no negócio em 2011.

Outro modelo de negócios que promove a entrada de capital estrangeiro na internet brasileira é a criação de versões locais para sites de sucesso em outros países, como aconteceu com a plataforma de moda Stylight. A empresa, com sede na Alemanha, resolveu investir no mercado brasileiro em Fevereiro de 2014. Os resultados obtidos nos primeiros 12 meses de trabalho já trazem a certeza de que a decisão foi acertada: “Em menos de 1 ano, a gente já conseguiu parcerias para trazer 700 marcas online no nosso site. Acredito que é a maior prova de que a nossa estratégia de expansão chegou ao Brasil no momento certo”, comenta a gerente de vendas da empresa, Renata Batista.

A Stylight não possui uma sede física no Brasil, mas conta com uma equipe de funcionários nativos trabalhando na Alemanha. A plataforma de moda investe em conteúdo e interatividade para vender produtos de diferentes marcas no www.stylight.com.br. Como estratégia de apresentação da empresa no país, o site realizou parcerias de conteúdo com blogueiras fashion do Brasil, como Lu Ferreira (blog Chata de Galocha) e Lia Camargo (do Justlia), além de outros influenciadores fashion.

Thalita Milan - Gerente de Relações Públicas da Startup Stylight (www.stylight.com.br)