• Setembro de 2017
Home / Notícias

Vendas do comércio no DF têm queda de 15,68% em janeiro em relação a dezembro

As vendas do comércio brasiliense registraram queda de 15,68% em janeiro de 2015 na comparação com dezembro. As vendas do setor de serviços também tiveram redução de 8,92%.

No acumulado dos últimos 12 meses a variação ficou em -10,79%, indicando que o ano foi de retração para os setores de comércio e serviços nos segmentos pesquisados. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio.

Segundo o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, a queda já era esperada e é sazonal, ocorrendo devido à comparação do mês de janeiro com o pico de vendas natalinas, em dezembro. Para ele, o cenário econômico começa a ser fortemente sentido pelas micro e pequenas empresas.

— Esta redução nas vendas reflete a reação da população, no sentido de se precaver em relação ao aumento da taxa de juros, da elevação da tarifa de energia elétrica, dos aumentos dos preços da gasolina, dos alimentos e das passagens de ônibus. Cujos efeitos foram sentidos já no início de fevereiro.