Quarta-feira, 10 de Agosto de 2016
Produtos inspirados na Olimpíada são criados para estimular vendas Produtos inspirados na Olimpíada são criados para estimular vendas
Na corrida para vencer os obstáculos da crise e aumentar vendas, empresas apostam no desejo consumidor de eternizar a Rio-2016 para investir em produtos temáticos. Joias, carros, telefones celulares, roupas, calçados, relógios estão entre os produtos que exibem a marca oficial da Olimpíada ou se inspiram no evento para fisgar a clientela.

A rede de joias carioca Lisht, licenciada oficial, por exemplo, criou cinco coleções e montou um cronograma de lançamentos ao longo dos últimos dois anos. Há preços que cabem em diversos bolsos, de R$ 100 a R$ 15 mil. E as vendas dispararam:

— Em geral, os licenciados vendem 80% dos itens durante a Olimpíada. Com o planejamento, começamos os Jogos com 70% vendidos. Com o início do evento, em um fim de semana, as vendas se multiplicaram por 15 — diz o sócio Lisht Marinho.

Só os licenciados oficiais podem exibir as marcas Rio-2016 e as imagens dos mascotes Tom e Vinicius em seus produtos. Na Olimpíada carioca são 65 contratos. No total, há cinco mil itens à venda em 132 lojas oficiais e em 40 mil pontos de venda em todo o país. A previsão é que movimentem R$ 1 bilhão no varejo.

A Samsung, patrocinadora mundial, lançou o Galaxy S7 edge em edição limitada. O modelo incorpora o design da Rio-2016 ao aparelho. A empresa entregou 12.500 celulares aos atletas dos Jogos. O celular está à venda em cinco países — Brasil, China, EUA, Alemanha e Coreia — com lote de 2016 unidades, cada, e criou até um app da Olimpíada.

‘AS PESSOAS COMPRAM MAIS’

Para aproveitar a janela de oportunidade, a Samsung lançou ainda dois produtos que não são oficiais: o Gear IconX, fones de ouvidos totalmente sem fios — também dado aos atletas olímpicos — e o Gear Fit 2, pulseira esportiva inteligente.

A vitrine dos Jogos é forte. O Kicks da Nissan, crossover lançado globalmente no Brasil, chegou ao mercado no dia da abertura. De carona, a montadora apresentou dois protótipos de carros elétricos.

Também quem não carrega o selo da Rio-2016 corre com fôlego nessa disputa pelo consumidor. A Farm, de moda feminina, lançou coleção com 50 peças inspiradas no evento. Há uma linha de roupas especiais, além de acessórios para prática de esportes, como patins, raquetes de frescobol e prancha de surfe. A procura por esses itens supera em 30% a da coleção atual.

— A Olimpíada é uma injeção de ânimo. No Brasil em crise, o fato da cerimônia de abertura ter sido elogiada mundialmente pesa nesse sentido. As pessoas compram mais — diz Marcelo Guedes, coordenador de Marketing da ESPM-RJ.

A Swatch cria modelos de relógios olímpicos desde os Jogos de Atlanta 1996. Eles são integrados à coleção global. Este ano, a marca fez, em parceria com a Visa, o Bellamy, com tecnologia que permite uso para pagamentos sem contato.

Já a Playmobil — representada no Brasil pela Sunny Brinquedos — não tem lançamento oficial. Mas a linha de modalidades esportivas ganhou destaque em tempos olímpicos. Tem bonecos ciclistas, levantadores de peso, esgrimistas, entre outros.
Fonte: O Globo
Tags: Olimpíadas, Vendas, Produtos, Inovação
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