• Setembro de 2017
Home / Notícias

Franquias crescem em 2014: especialista dá dicas para sucesso no setor

Seis franquias são inauguradas por hora útil no Brasil. Essa é a constatação de um estudo da Rizzo Franchise, consultoria especializada no segmento. O levantamento mostra que 17.413 franquias foram instaladas em 2014, sendo 1.451 inaugurações por mês e 48 por dia.

O advogado especializado em varejo e franquia Daniel Cerveira, sócio do escritório Cerveira Advogados Associados, comemora o amadurecimento do setor, mas alerta para os cuidados no momento de escolher uma franquia. "É fundamental que os interessados em adquirir uma franquia busquem informações da empresa franqueadora no mercado e junto aos franqueados de sua rede", diz.

Segundo o estudo, as receitas geradas pelas franquias em 2014 chegaram a R$ 352 bilhões de reais. O crescimento foi de 7,54% em comparação a 2013. A receita diária das franquias chega a quase R$ 965 milhões.

Para Daniel Cerveira, outra providência primordial para o sucesso do negócio é a escolha do ponto comercial. "Este é o local onde será instalada a unidade e, dependendo do negócio franqueado, tem um peso muito grande para o andamento do empreendimento”, afirma o advogado.

O levantamento também mostra que o país chegou a marca de 2.879 empresas franqueadoras atuantes no mercado em 2014, sendo 87,4% de origem brasileira. O crescimento dos novos franqueadores chegou a 6,20%, totalizando 168 novas marcas.

“Do lado dos franqueadores, a seleção dos candidatos a franqueado deve ser criteriosa, bem como alinhada ao tipo de negócio e cultura da rede. Assim, é importante que o franqueado tenha o perfil adequado, porque a sua participação será determinante para o sucesso do negócio”, acredita o especialista em varejo e franquia.

Fonte: Maxpress